Assinante
O Fluminense está próximo de ter um novo técnico. Bom, novo talvez não seja a palavra certa, mas um velho conhecido retornando. Após a demissão de Mano Menezes, o Tricolor escolheu o gaúcho mais carioca do mundo para comandar a equipe. Renato Portaluppi, mais conhecido como Renato Gaúcho, vai assinar com o Tricolor das Laranjeiras na tarde desta quinta-feira (3).
Segunda informações confirmadas por A TRIBUNA, Fluminense e Renato alinharam a parte financeira do contrato e a reunião desta tarde é só para ajustar detalhes antes do anúncio oficial.
Essa será sua sexta passagem como treinador do Fluminense. Após o Grêmio, o Tricolor das Laranjeiras foi o segundo clube que o treinador mais dirigiu em sua carreira, com 201 jogos em suas cinco passagens anteriores. Sua história à beira do campo começou, inclusive, no Fluminense, em 1996.
No ano do primeiro rebaixamento do Fluminense, Renato Gaúcho era jogador da equipe, mas assumiu a função de treinador interinamente, como jogador-treinador, em dois momentos, no início e no fim do torneio. Ele ficou à frente da equipe por sete jogos, ganhou três, mas não evitou a queda. Porém, um escândalo de manipulação de resultados envolvendo Atlético-PR e Corinthians cancelou o rebaixamento e manteve os cariocas na elite.
Renato voltou ao Fluminense em 2002 e ficou até 2003, depois retornou em 2007, para sua passagem mais vitoriosa no Rio, em que conquistou a Copa do Brasil e chegou à final da Libertadores antes de deixar o time em 2008. Em 2009 e 2014, o treinador teve outras passagens curtas pela Laranjeiras.
No Rio de Janeiro, além do Tricolor, Renato Gaúcho já teve duas passagens pelo Vasco, clube em qual foi especulado no início do ano, dirigiu o Flamengo em 2021, levando o Rubro-Negro até a final da Libertadores, e teve sua estreia como treinador efetivo no Madureira, em 2001.
Mano Menezes foi demitido do Fluminense após uma rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico já havia sido vice-campeão carioca no mês passado e tinha um estilo de jogo que não agradava aos torcedores. O nome de Fernando Diniz, campeão da Libertadores pelo Flu e livre no mercado, chegou a ser ventilado, assim como o de Odair Hellmann, mas o Tricolor optou por outro velho conhecido.
Renato Gaúcho deixou o Grêmio no final de 2024 e estava sem clube desde então. Além de história como treinador da equipe, ele também marcou época como jogador do Fluminense.
Atualização às 17h58.
No fim da tarde desta quinta-feira, o Fluminense anunciou Renato como novo treinador. O vínculo é até o fim de 2025.
Com Renato, chegam os auxiliares Alexandre Mendes e Marcelo Salles. Eles já trabalham na sexta-feira (4) e estreiam contra o Bragantino, no domingo (6), às 16h, no Maracanã, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.