Imagem Principal
Imagem
Botafogo perde na estreia da Libertadores
Atual campeão foi superado pela La U, no Chile
Botafogo perde na estreia da Libertadores
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 02 de abril de 2025FacebookTwitterInstagram
FOTO: Vítor Silva/BFR

O atual campeão da Libertadores estreou no torneio para “defender” o seu cinturão nesta quarta-feira (2), em Santiago, no Chile. O Botafogo perdeu por 1 a 0 para a Universidad de Chile na primeira rodada do Grupo A, na partida disputada no Estádio Nacional de Chile. 

A última vez que o Botafogo esteve em campo pela Libertadores foi naquela fatídica tarde de 30 de novembro de 2024, quando a equipe venceu o Atlético-MG por 3 a 1 no Monumental de Nuñez e se sagrou campeão continental pela primeira vez em sua história.

Em relação àquele jogo, o Glorioso teve algumas mudanças nesta quarta (2). Para muitos os três principais jogadores do time campeão, Luiz Henrique, Almada e Savarino não jogaram. Os dois primeiros já fora do elenco e o último por lesão. O zagueiro Bastos também ficou de fora por problemas físicos.

O zagueiro Jair e o meia Santi Rodríguez, contratados esse ano, o volante Patrick de Paula e o atacante Matheus Martins foram as novidades em relação à última partida do clube na Libertadores. Além desses, o técnico Renato Paiva também fez seu segundo jogo à frente do Glorioso.

O Botafogo até teve o controle do jogo, mantendo a posse de bola na maior parte do primeiro tempo, mas pouco ameaçou a meta dos donos da casa. Igor Jesus teve a melhor chance da equipe, mas parou no goleiro Castellón.

Porém, os donos da casa voltaram melhores para a segunda etapa, principalmente pelas mudanças do técnico Gustavo Álvarez. Aos 13 minutos do segundo tempo, a “La U” abriu o placar com Lucas Di Yorio, após saída de bola rápida do goleiro e cochilada da zaga alvinegra.

Renato Paiva até fez mudanças, mas o Botafogo não se encontrou na partida e acabou ficando por isso mesmo. Ainda deu tempo do Igor Jesus ser expulso no último minuto. A Universidad voltou a vencer um jogo de Libertadores após oito anos, desde uma partida contra o Vasco em 2018. 

Com a derrota, um tabu foi mantido. O Botafogo nunca venceu no Chile na história da Libertadores. Ao todo, foram seis jogos com três derrotas e três empates para o Glorioso, já contando com a partida desta quarta.

Na mesma chave do Botafogo, o Estudiantes de La Plata venceu o Carabobo fora de casa, por 2 a 0, nesta terça-feira (1º) e pulou para o topo do Grupo A.

O Botafogo volta a campo neste sábado (5) para enfrentar o Juventude pelo Campeonato Brasileiro. Já pela Libertadores, o atual campeão enfrenta o Carabobo no estádio Nilton Santos na próxima terça-feira (8), pela segunda rodada da fase de grupos.

Relacionadas