Assinante
O atual campeão da Libertadores estreou no torneio para “defender” o seu cinturão nesta quarta-feira (2), em Santiago, no Chile. O Botafogo perdeu por 1 a 0 para a Universidad de Chile na primeira rodada do Grupo A, na partida disputada no Estádio Nacional de Chile.
A última vez que o Botafogo esteve em campo pela Libertadores foi naquela fatídica tarde de 30 de novembro de 2024, quando a equipe venceu o Atlético-MG por 3 a 1 no Monumental de Nuñez e se sagrou campeão continental pela primeira vez em sua história.
Em relação àquele jogo, o Glorioso teve algumas mudanças nesta quarta (2). Para muitos os três principais jogadores do time campeão, Luiz Henrique, Almada e Savarino não jogaram. Os dois primeiros já fora do elenco e o último por lesão. O zagueiro Bastos também ficou de fora por problemas físicos.
O zagueiro Jair e o meia Santi Rodríguez, contratados esse ano, o volante Patrick de Paula e o atacante Matheus Martins foram as novidades em relação à última partida do clube na Libertadores. Além desses, o técnico Renato Paiva também fez seu segundo jogo à frente do Glorioso.
O Botafogo até teve o controle do jogo, mantendo a posse de bola na maior parte do primeiro tempo, mas pouco ameaçou a meta dos donos da casa. Igor Jesus teve a melhor chance da equipe, mas parou no goleiro Castellón.
Porém, os donos da casa voltaram melhores para a segunda etapa, principalmente pelas mudanças do técnico Gustavo Álvarez. Aos 13 minutos do segundo tempo, a “La U” abriu o placar com Lucas Di Yorio, após saída de bola rápida do goleiro e cochilada da zaga alvinegra.
Renato Paiva até fez mudanças, mas o Botafogo não se encontrou na partida e acabou ficando por isso mesmo. Ainda deu tempo do Igor Jesus ser expulso no último minuto. A Universidad voltou a vencer um jogo de Libertadores após oito anos, desde uma partida contra o Vasco em 2018.
Com a derrota, um tabu foi mantido. O Botafogo nunca venceu no Chile na história da Libertadores. Ao todo, foram seis jogos com três derrotas e três empates para o Glorioso, já contando com a partida desta quarta.
Na mesma chave do Botafogo, o Estudiantes de La Plata venceu o Carabobo fora de casa, por 2 a 0, nesta terça-feira (1º) e pulou para o topo do Grupo A.
O Botafogo volta a campo neste sábado (5) para enfrentar o Juventude pelo Campeonato Brasileiro. Já pela Libertadores, o atual campeão enfrenta o Carabobo no estádio Nilton Santos na próxima terça-feira (8), pela segunda rodada da fase de grupos.