Imagem Principal
Imagem
Quem são os novos vereadores de Niterói
Eles representam a renovação na Câmara Municipal
Quem são os novos vereadores de Niterói
Foto do autor Anderson Carvalho Anderson Carvalho
Por: Anderson Carvalho Data da Publicação: 10 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Divulgação

A partir de fevereiro de 2025, começarão a atuar na Câmara Municipal de Niterói, cinco novos vereadores, eleitos no último domingo, 6. 

Allan Lyra, Fernanda Louback (ambos do PL), Sylvio Maurício de Freitas (PT), Gabriel Velasco (PSD) e Michel Saad Neto (Podemos), são de partidos de direita, esquerda e centro. 

Com perfis diferentes, representam 29% de renovação do legislativo niteroiense. 

Allan Lyra/Reprodução redes sociais

Allan Pinho Lyra, de 39 anos, é empresário. Tem uma loja de artigos católicos na cidade. 

Obteve 4.413 votos (13º mais votado). É casado e pai de três filhos. Durante a campanha, definiu-se como candidato da família niteroiense e foi eleito prometendo defender os valores cristãos, além de defender a vida, incentivar o esporte, combater as drogas e garantir que nenhuma criança fique fora da escola ou creche. 

No primeiro Governo Rodrigo Neves (2013-2016), foi autor de abaixo-assinado contra a ideologia de gênero no Plano Municipal de Educação. Conseguiu 2.357 assinaturas. 

Em 2020, disputou a prefeitura pelo PTC com apoio de Jordy e obteve 22.834 votos, ficando em terceiro lugar, atrás de Axel Grael (PDT) e Flávio Serafini (PSOL). 

Fernanda Louback/Reprodução redes sociais

Fernanda Anchieta Louback, de 44 anos, é comerciante do ramo de vestuário e acessórios. 

Mãe atípica (tem filha autista), é cristã, conservadora e 1ª presidente do PL Mulher. 

Em suas redes sociais, prometeu defender a vida desde a concepção, além da família. 

“Serei a voz dos raros. Precisamos de políticas públicas voltadas às suas necessidades específicas. Defendo o respeito à proteção à propriedade privada. Estarei comprometida no combate às drogas. Elas destroem vidas, famílias e comunidades”, afirmou.  Foi sua terceira eleição. Em 2020, disputou para vereadora pelo PRTB e obteve 247 votos. Em 2022, tentou ser deputada estadual pelo PL e conquistou 2.650 votos e agora, novamente a vereadora, foi eleita com 3.503 votos.

Sylvio Maurício de Freitas/Reprodução redes sociais

Sylvio tem 38 anos e é professor de História. Nascido no Rio de Janeiro e criado em Niterói. 

“Eu sempre acreditei na comunicação, educação e cultura popular para fazer a diferença na vida das pessoas”, disse o petista em suas redes sociais. 

Ele prometeu trabalhar em defesa da assistência social e uma cidade mais justa e democrática. 

Gabriel Velasco/Reprodução redes sociais

Gabriel Amoêdo Guimarães Velasco, de 36 anos, é filho do vereador Paulo Velasco (Avante), que desistiu de tentar a reeleição para apoiar o herdeiro. 

Nascido e criado em Niterói, é policial civil. Conquistou 4.258 votos. Foi administrador regional de Itaipu e Engenho do Mato no Governo Rodrigo Neves. 

Entre as suas propostas para o mandato estão reduzir o déficit de vagas nas creches municipais, através de busca de recursos federais, lutar por verbas para ampliar a cobertura do programa Médico de Família e sugerir a construção do Centro de Referência em Autismo na cidade. 

Michel Salim Saad Neto/Reprodução redes sociais

Michel Salim Saad Neto, de 28 anos, é o mais jovem vereador da Casa. 

Advogado, é filho do ex-vereador Beto Saad e neto de Michel Saad, que foi secretário de Governo na última gestão do ex-prefeito Jorge Roberto Silveira (2009-2012). 

Niteroiense, atuou no movimento estudantil, foi secretário municipal do Idoso, assessor legislativo na Câmara dos Deputados, mediador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, embaixador do cartão do idoso pela internet e é pós-graduado em Direito Administrativo e Processo Civil. 

Promete desburocratizar o sistema de estacionamento rotativo para que moradores não precisem pagar para estacionar na rua por não ter garagem em casa, além de lutar por bebedouros para pets em locais públicos. 

Relacionadas