Assinante
Entrar
Cadastre-se
Para comemorar o dia de Iemanjá, segundo as tradições das religiões de matrizes africanas, neste domingo (2) acontece na Praia de Icaraí, na altura da Rua Miguel de Frias, a nona edição do Presente de Iemanjá, que celebra a Rainha do mar, e fortalece os laços entre os terreiros de Candomblé, Umbanda e outras tradições de Niterói e municípios vizinhos, além de reunir capoeiristas, simpatizantes e amantes da cultura de axé.
Para Nelma, organizadora do evento, a celebração maximiza o impacto na promoção de uma cultura de respeito e no combate à intolerância. “Ao longo do dia, o público poderá vivenciar apresentações e manifestações culturais que celebram a riqueza de nossa herança africana. A gente visa criar um efeito multiplicador, disseminando a compreensão e a valorização da cultura afro-brasileira de forma mais ampla. A escolha do local não só destaca a riqueza dessa cultura, mas também busca resultados concretos no combate ao preconceito, criando conexões fortes que conduzem a um futuro mais inclusivo e igualitário.”, concluiu.
No último ano foram cerca de 900 pessoas presentes mas a expectativa é do número ser maior em 2025.
“Além de promover a valorização da cultura negra, o evento também gera uma importante fonte de renda para o povo de terreiro e moradores da Zona Norte de Niterói, que têm a oportunidade de apresentar seus artesanatos, cultura e culinária, ampliando o alcance de suas tradições e fortalecendo a economia local.”, afirmou Nelma.