Imagem Principal
Imagem
Rio Bonito aposta no cultivo da pitaya para fortalecer a agricultura local
Produtores e técnicos participam de evento sobre a fruta com alto valor comercial
Rio Bonito aposta no cultivo da pitaya para fortalecer a agricultura local
Foto do autor Gabriel Ferreira Gabriel Ferreira
Por: Gabriel Ferreira Data da Publicação: 31 de janeiro de 2025FacebookTwitterInstagram
Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Rio Bonito

Representantes da Secretaria de Agricultura de Rio Bonito participaram do Dia de Campo sobre Pitaya, realizado no último sábado (25), na Fazenda Pública Joaquín Piñero, em Maricá. O evento, promovido por engenheiros agrônomos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), reuniu agricultores e técnicos para discutir o potencial da fruta na região.

Durante a programação, os participantes aprenderam sobre as melhores técnicas para a implantação de um pomar de pitaya, incluindo preparo do solo, adubação, tutoramento, tipos de mudas e custos de produção. Também foram apresentadas diferentes formas de sustentação das plantas, como o uso da árvore gliricídia, além dos métodos tradicionais com mourões de concreto e eucalipto tratado.

A pitaya, também conhecida como fruta do dragão, é uma espécie exótica com grande valor comercial e potencial para o desenvolvimento da agricultura em Rio Bonito. A Secretaria de Agricultura reforçou seu compromisso em apoiar os produtores locais, oferecendo capacitação e incentivos para a produção sustentável da fruta.

O evento contou com a presença do secretário de Agricultura, Eduardo Soares Marmo, da engenheira agrônoma Débora Gonzaga, do técnico agrícola Marcel Hyppólito e dos produtores Márcia Lopes e Dalmo Malheiros.

Relacionadas