Assinante
Entrar
Cadastre-se
A Igreja Assembléia de Deus vai celebrar seus 99 anos em Niterói com uma série de eventos para preparar para o centenário da instituição na cidade, em 2026.
A ideia é trazer lideranças da instituição e artistas para as comemorações, que terão início nos templos nos bairros do Barreto, Fonseca e Itaipu mas o grande desejo é a realização de um grande evento no Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, justamente no dia 18 de junho, Dia Municipal da Assembleia de Deus, em Niterói. As conversas para um entendimento com o poder público para data e local já começaram.
“Vamos trazer lideranças do estado e de fora, inclusive o presidente nacional da Assembleia de Deus, José Wellington Bezerra Junior.“, afirmou o pastor Alexandre Raposo, presidente da Ordem de pastores e líderes evangélicos de Niterói (OPLEN).
Os eventos nas igrejas serão naturalmente mais voltados para os fiéis mas para o Teatro Popular, no Caminho Niemeyer, o desejo é atrair um grande público.
“A Assembleia cresceu muito e no Teatro Popular, pela sua estrutura, poderemos receber um grande público. Lotando o teatro, dá pra colocar um telão lá fora, tem estacionamento, gera um conforto maior e tem um fácil acesso”, afirmou Raposo.
HISTÓRIA DA IGREJA EM NITERÓI
A Assembleia de Deus em Niterói surgiu em 1926, três anos depois dos primeiros passos na capital fluminense. Ela no país é fundada em 1911 na cidade de Belém pelos sueco-americanos Gunnar Vingren e Daniel Berg, discípulos do estadunidense William Howard Durham.
Gunnar foi o primeiro pastor da Assembleia de Niterói, vindo da capital. Curiosamente os cultos começam em São Gonçalo, na Travessa da Cruz. Depois foram transferidos para a Travessa Barcelos 36, já em Niterói. Da Travessa Barcelos, os cultos foram transferidos para a Rua João Batista, e mais tarde para a Rua Angelina.
A igreja passa pelas Ruas Saldanha Marinho, Visconde de Uruguai e Rua Soledade, até chegar no Fonseca, em 1943.
Em 1946, chegou o pastor Moisés Soares da Fonseca, que construiu o atual templo, na Travessa Vitor Pestre, no Fonseca. Hoje a Assembleia de Deus de Niterói é liderada pelo pastor Wanderley Andrade.