Assinante
Uma operação conjunta das polícias civis do Rio de Janeiro e do Maranhão resultou na prisão de Lucas Silva Gonçalves de Sousa, conhecido como “Chihuahua”, na manhã desta quinta-feira (24), no bairro Mutuapira, em São Gonçalo. Apontado como uma das principais lideranças do Bonde dos 40 - facção criminosa que atua no Maranhão - o criminoso estava foragido da Justiça maranhense.
A captura foi possível após uma ação integrada de inteligência entre os dois estados, que identificou o paradeiro de Chihuahua em uma região controlada pelo Comando Vermelho (CV). De acordo com as investigações, ele ocupava um cargo de relevância estratégica no Bonde dos 40, onde era responsável por impor regras internas, aplicar punições, autorizar ações violentas e arrecadar recursos ilícitos.
Ainda segundo os agentes, o traficante era encarregado de manter o fluxo financeiro da organização por meio de práticas criminosas como tráfico de entorpecentes, roubos de cargas, extorsões e latrocínios, com forte atuação na BR-135, em São Luís. Considerado um homem de extrema confiança da alta liderança da facção, Chihuahua também influenciava diretamente a logística e o setor financeiro do grupo.
Contra ele, havia um mandado de prisão em aberto. A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), que coordenou a operação no Rio de Janeiro, continuará investigando os desdobramentos do caso. As autoridades reforçam o pedido de apoio da população e destacam que denúncias anônimas podem ser feitas ao Disque Denúncia, pelo telefone (21) 2253-1177.