Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 8 de outubro de 2024
PAINEL
PAINEL: 8 de outubro de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 08 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: TSE

A MAIOR VOTAÇÃO

O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli (PL), reeleito no último domingo, 6, com 116.913 votos, divulgou nas suas redes que foi a maior votação do Brasil, com 93,79%. Enquanto o seu adversário, Jair Dias (PT), teve somente 7.732 votos (6,21%). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito que foi eleito com o maior percentual entre as capitais do país foi Dr. Furlan (MDB), de Macapá (AP), com 85,08%.

PELO SUS

Quinta colocada na sucessão municipal em São Gonçalo, Jaqueline Pedroza (Novo), com 830 votos (0,18% dos válidos), foi às redes sociais para parabenizar o prefeito Capitão Nelson (PL) pela reeleição e pedir mais atenção à saúde pública. “Sou usuária dos serviços públicos de saúde e sei o que sinto na pele quando preciso. Em abril de 2023,, por negligência médica, fiquei 11 dias internada com meu filho e quase o perdi. Vivi e presenciei situações muito difíceis dentro da unidade. A saúde não pode continuar doente”, disse.

EM FAMÍLIA

Um dos vereadores eleitos pelo PT em Niterói, Sylvio Maurício Freitas, é irmão do presidente estadual do PT, João Maurício de Freitas, o vice-prefeito eleito de Maricá, na chapa de Washington Quaquá (PT). Ele foi às redes festejar a vitória do irmão: “Um projeto audacioso, cheio de esperança e vontade de fazer mais por Niterói. Quero agradecer a cada pessoa que confiou e votou nesse projeto tão transformador”, disse.

VEREADORES DE ITABORAÍ

Junto com a reeleição do prefeito Marcelo Delaroli, o PL conquistou a maior bancada da Câmara Municipal, com quatro vereadores. O mais votado do partido e da cidade foi João Delaroli, com 10.487 votos. Ele vem a ser sobrinho do chefe do Executivo. Os demais parlamentares da Casa são: Orlando Pit (PL), com 4.968 votos; Rogério Filgueiras (PP), com 4.433; Alexandre do Coqueiro (PL), 4.335; Bruno do Elber (SD), 4.096; Paulo Ney (PT), 4.092; César Moreira (União Brasil), 3.644; Fabão (PP), 3.338; Rafael Vitorino (SD), 2.870 e Marquinho Orelha (União Brasil), 2.767.

A CÂMARA DE MARICÁ

O PT mantém a hegemonia na Câmara Municipal, tendo conquistado sete das 21 cadeiras. O atual presidente da Casa, Aldair de Linda, da sigla, foi o mais votado, com 7.602 votos. Seguido do bolsonarista Ricardo Netuno (PL), com 6.152; Hadesh (PT), com 5.889; André Casquinha (PT), 4.848; Adriana Costa (PDT), 4.584; Helter Ferreira (PT), 4.415; Filipe Bittencourt (PT), 3.867; Bambam (PSD), 3.600; Marcinho da Construção (PSD), 3.365; Frank Costa (Avante), 3.339; Felipe Paiva (Cidadania), 3.302; Deli Machado (Avante), 3.294; Tataí do Sacolão (Cidadania), 2.801; Rita Rocha (PT), 2.801; Adelso Pereira (Avante), 2.742; Dr. Richard (PV), 2.689 e Jorge Castor (PT), 2.661.

A CÂMARA DE RIO BONITO

O prefeito eleito de Rio, Bonito, Marcos Abraão, vai ter que negociar no legislativo, já que o seu partido, União Brasil, conquistou só duas das 9 cadeiras. A maior bancada é do Cidadania, que conquistou três e que não apoiou ninguém. Seguida do  Solidariedade (do prefeito Leandro Peixe) e o PL (do Uiltinho Delaroli,) com duas cada. Eis a composição: Kbça de Cobra (SD), com 2.076 votos; Teilor (SD), 1.595; Alex da Guarda (Cid), 1.499; Neném de Boa Lembrança (Cid), 1.440; Carlinho da Praça (Cid), 1.430; Carlos Guarda (União Brasil), 1.224 e Caio Cavalinho (PL), 964.

FUTUROLOGIA

Em Niterói, o União Brasil, presidido pelo atual vice-prefeito, Paulo Bagueira, emerge das urnas como o terceiro mais votado da cidade. No total, o UB recebeu 29.296 votos, mas pela proporcionalidade acabou com apenas duas cadeiras, na Câmara de Vereadores: 3.190 para ZAF e 5.861 para Cal, atrás, apenas, do PL e do PDT. Milton Cal foi o quinto mais votado da cidade. Entre os 21 candidatos que mais receberam votos em Niterói, quatro são do União Brasil. Além de Cal e ZAF, estão nesta lista Dr Emmanuel, que perdeu o mandato, e o empresário Wilson Andrade. Já o Cidadania, de Comte Bittencourt, elegeu Rodrigo Farah, com 4.682 votos, e Gallo, com 4.612. Num virtual governo Rodrigo, ZAF voltaria para a Secretaria do Idoso, dando lugar para o retorno de Emanuel Rocha. E Gallo, especula-se, deve voltar para a Secretaria de Esportes.

AOS TRABALHOS

Eleito em primeiro turno, com mais de 91 mil votos, Whashington Quaquá agradeceu o fato de o prefeito Fabiano Horta (ambos do PT) ter mantido Maricá num "patamar superior". Em tom comemorativo, Quaquá disse que, após os resultados das eleições do último domingo (6), iria "beber pouco", para começar a trabalhar, já a partir desta segunda-feira (7), no objetivo de superar seu pupilo.

MEU PAÍS RIO BONITO

Com pouco mais de 10 mil votos, outro que comemorou muito a vitória foi Marcos Abrahão (União Brasil), eleito prefeito de Rio Bonito, no último domingo (6), numa acirrada disputa com Uiltinho Delaroli (PL), Leandro Peixe (Solidariedade) e Solange Almeida (Agir). Por lá, a eleição foi marcada por episódios de violência, quando da visita do senador Flávio Bolsonaro (PL) - apoiador de Delaroli - ao município, em meados de setembro. Abrahão ficou com 28,43% dos votos; Delaroli, 26,9%, o atual prefeito Peixe, 26,55%, e Almeida, 17,55%. Entre "mortos e feridos", salvaram-se todos (ou não).

ÀS ORDENS

O bem humorado Eduardo Paes (PSD), que obteve quase dois milhões de votos, no último domingo (6), deu a entender que nem quer saber de descanso, após a ressaca cívica e de seu banho de votos. Vitorioso já no primeiro turno, com pouco mais de 60% da preferência do eleitorado, ele posou com funcionários da prefeitura e se disponibilizou à população carioca: "Já tô no serviço!".

VITILIGO

Pessoas com vitiligo e psoríase passam a ter prioridade na marcação de consultas com dermatologistas e psicólogos da rede pública e privada de Saúde. A determinação é da Lei 10.532/24, de autoria da deputada Tia Ju (REP), que foi aprovada pela Alerj, sancionada pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (4).

VIRADOURO

No próximo domingo (13) a Unidos do Viradouro vai definir o samba que levará à Marquês de Sapucaí, em 2025. O evento, na quadra, vai começar às 17h. A abertura terá show com Chrigor e repertório recheado de sucessos como “Meu Jeito de Amar”, “Megastar” e “Telegrama”. Na sequência, terá um super show da escola, reunindo grande elenco formado por segmentos da agremiação. A escolha do samba-enredo começará em seguida com a apresentação das três obras finalistas, que têm os seguintes compositores nas lideranças das parcerias: Deco, Paulo César Feital e Mocotó.

GRATIDÃO

Em tom de agradecimento, Carlos Jordy (PL) ressaltou, nesta segunda (7), que sua ida ao segundo turno é uma prova de que pode vencer "uma máquina monstruosa", em prol de seu oponente, Rodrigo Neves (PDT). "Mesmo diante de tudo isso, obtivemos 100 mil votos e fomos para o 2° turno, nosso partido fez a maior bancada na Câmara de Vereadores com 4 eleitos e mais de 51 mil votos. Além disso, dois dos nossos vereadores estão entre os 3 mais votados", ressaltou Jordy, ao agradecer ao seu eleitorado.

COMEMORAÇÃO

Com 136.064 votos, Rodrigo Neves (PDT) tem motivos para celebrar o primeiro turno das eleições em Niterói. Os dados confirmam o favoritismo dele, que obteve 48,47% dos votos válidos, ficando muito próximo de vencer já na primeira etapa. Trata-se da maior quantidade de votos para o trabalhista, na história política de Niterói. Até agora, já anunciaram apoio a Rodrigo a terceira colocada, Talíria Petrone (PSOL) e o prefeito eleito de Maricá, Whashington Quaquá (PT). A decisão será em 27 de outubro.  
 

Relacionadas