Imagem Principal
PAINEL
PAINEL: 5 de outubro de 2024
PAINEL
PAINEL: 5 de outubro de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 05 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram

ESTADO DO RIO TEM MAIS DE 68 MIL CASOS DE COVID ESTE ANO

Na região Metropolitana II, onde estão localizadas as cidades de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Rio Bonito, foram registrados 8.256 casos e 40 óbitos. Os dados foram extraídos do Painel Covid-19. Em Niterói, a Prefeitura ampliou a vacinação contra a variante XBB da Covid-19 para pessoas com 12 anos de idade ou mais. A medida vale até o dia 15 de outubro. Para receber a nova dose atualizada, é necessário que os cidadãos tenham completado o ciclo vacinal com a última dose da vacina contra a Covid-19 há mais de três meses.

SAÚDE PRECÁRIA

O oposicionista Cláudio Ramos (Novo) ressaltou, nesta sexta (4), que a rede hospitalar e os postos de saúde de Maricá estão precários, apesar de a receita da cidade importar “em mais de R$ 7 bilhões por ano” e a pasta da saúde contar com “mais R$ 1 bi e 200 milhões”.

Cláudio Ramos se apresenta como solução para saúde de Maricá

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Quem também abordou a saúde de Maricá, nesta reta final de campanha, foi Márcia Santiago (PMB), que quer retomar o Conselho Municipal de Saúde. “Fui a primeira secretária do conselho, em 1986. Na época, os bairros e as pessoas chegavam ali para deliberar. Hoje, o conselho está desprestigiado. Serve apenas para validar repasses”, ressaltou.

ÔNIBUS PARA UNIVERSITÁRIOS

Em tom de prestação de contas, o prefeito Leandro Peixe (Solidariedade) destacou, nesta sexta (4), os ônibus que entregou aos universitários de Rio

Bonito. Há anos, antes de sua gestão, os jovens utilizavam transportes antigos, sem ar condicionado e, muitas vezes, com assentos quebrados.

CUIDADO ANIMAL

Protótipo da clínica veterinária proposta por Marcos Abrahão

Um dos projetos de Marcos Abrahão (União Brasil) é criar uma clínica veterinária municipal em Rio Bonito. A ideia dele é, também, contratar médicos veterinários da própria cidade. Abrahão pontuou a importância de não se admitir que seu município seja governado "pelo medo". "Precisamos nos unir para proteger nossa cidade", disse, ao se referir, sem mencionar nomes, ao candidato "de fora", Uiltinho Delaroli (PL).

CONFIANTE

Solange Almeida se mostrou confiante para 6 de outubro

O plenário do TRE decidiu, na última quinta (3), por indeferir o registro de candidatura de Solange Almeida (Agir). Ela pretende recorrer e pediu, “com toda a tranquilidade”, votos a seus eleitores. “Assim como José Luiz Mandiocão, vou governar a cidade, mais uma vez”, disse, confiante. Na plataforma DivulgaCand, do Tribunal, consta que a candidata ainda está concorrendo, mas a situação da candidatura dela apresenta “ausência de condição de elegibilidade”.

PARCERIA

A Cedae se uniu a duas instituições que são referências na área de pesquisa e Engenharia, em busca de novas tecnologias aplicáveis ao saneamento. A

Companhia formalizou, na última quinta (3), um termo de parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A ideia é trabalhar em conjunto para desenvolver e implementar tecnologias que tornem as atividades da Companhia mais eficientes e sustentáveis, desde a produção de água até as iniciativas voltadas para a segurança hídrica.

DE OLHO EM 2026

Ramagem quer forçar um segundo turno para revigorar o bolsonarismo

Alexandre Ramagem (PL) postou, sorridente, uma foto com o senador Flávio Bolsonaro (PL); o deputado federal Nikolas Ferreira (P`L-MG); o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o vereador Carlos Bolsonaro (PL). Na legenda, fez questão de dizer que "2026 começa no próximo domingo".

PEGA NA MENTIRA

Resposta da PF ao questionamento de Paes

Chamando Ramagem de "novo Witzel", Eduardo Paes (PSD) desmentiu o deputado nesta sexta (4), ao acessar a Lei de Acesso à Informação. O ex-assessor de Bolsonaro vem dizendo que coordenou os trabalhos de segurança, durante os jogos olímpicos do Rio. Mas, de acordo com a Polícia Federal, Ramagem não foi indicado para qualquer coordenação para as olimpíadas de 2016.

CORTE RÁPIDO

Marcelo Queiroz no debate da Globo

Marcelo Queiroz (Progressistas) fez um corte que - se não for decisivo para ir ao segundo turno - foi ao menos bem-humorado. Ex-secretário das gestões de Eduardo Paes (PSD) e Cláudio Castro (PL), ele respondeu o prefeito, durante o debate da Globo da última quinta (3), dizendo que não precisa ser secretário, porque é advogado - com OAB -, mestre em economia e deputado federal, com "quase 74 mil votos". Ao final, a chamada: "Corte rápido: faca é Tramontina".

MEDIADORES

Também explorando cortes do debate da Globo de quinta-feira, o candidato Rodrigo Amorim (União Brasil) criticou o fato de, segundo ele, a rede municipal não contar com mediadores nas salas de aula, voltadas a crianças com deficiência.

...VOTO ÚTIL

Tarcísio Motta (PSOL) também aproveitou, nesta sexta (4), a reta final das eleições para repercutir o que falou no debate da Globo. Na contramão do “voto útil” apregoado por Paes, Tarcísio disse, no encontro de candidatos, que “o voto útil é aquele que constrói o futuro da cidade do Rio”.

EMBAIXADORA

Ana Botafogo, na sede da Apae Niterói

A bailarina Ana Botafogo se tornou Embaixadora da APAE de Niterói. A artista esteve nesta sexta (4), no prédio da Associação, no Centro, conhecendo as instalações, as oficinas e os serviços de saúde oferecidos aos mais de 300 assistidos pela APAE. Durante a visita guiada, esteve

acompanhada do presidente da instituição, Octavio Simões de Carvalho Filho, e pela ex-presidente, Sonia dos Anjos, que a apresentaram as salas de aula de dança, arte, educação física, artesanato, informática, dentre outras. A bailarina também conheceu os locais onde são oferecidos os serviços de saúde, como fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia.

YOGA NA PRAIA

O Yoga na Praia será realizado na areia da Praia de Boa Viagem

No próximo domingo (6), às 9h, na Praia de Icaraí, será realizada mais uma edição do “Yoga na Praia” pelo Dharma Bhūmi, espaço de Yoga, Meditação e Vedānta, que terá como tema o “Outubro Rosa”. Além da prática, esta edição conta com o apoio da Oncomed e da PróOnco Mulher e com a distribuição de camisas especiais do evento para os 150 primeiros participantes.

SEGURANÇA ALIMENTAR

Talíria quer acabar com a fome da população em situação de rua

Nos últimos anos houve um aumento do número de pessoas em situação de rua em Niterói. Muitas ficam vasculhando sacos de lixo e caçambas em busca de restos de comida. Para resolver esse problema, a candidata do PSOL a prefeita, Talíria Petrone, promete fortalecer as Cozinhas Solidárias, que já existem no município, com ampliação de sua capacidade e unidades, para atender aos que vivem nas ruas. Ela também prometeu ampliar o número de restaurantes populares, além de atender nos sete dias da semana e extensão do horário.

INDÚSTRIA NAVAL

Bruno Lessa quer incentivar a indústria naval

No que depender das promessas dos candidatos a prefeito de Niterói, a indústria naval deverá voltar aos seus dias de glória. A Petrobras, sob o Governo Lula, já começou a contratar os estaleiros da cidade para

construção de navios. O prefeitável do Podemos, Bruno Lessa, em conversa com trabalhadores do setor, na Ilha da Conceição, disse que a área tem enorme potencial de geração de emprego e renda e precisa de mais apoio, inclusive ao desenvolvimento das áreas portuárias, atividades off-shore e pesca. Lessa propõe ainda a criação da Agenit, agência de fomento municipal, para auxiliar os empreendedores da cidade e ofertar crédito subsidiado, além de oferecer cursos de qualificação profissional.

MINISTROS COM RODRIGO

O prefeitável do PDT de Niterói, Rodrigo Neves, conseguiu apoios das ministras Margareth Menezes (Cultura) e Nísia Trindade (Saúde), além do historiador Luiz Antônio Simas, uma referência em cultura africana, para a sua campanha. “É um exemplo para o Brasil o que acontece aqui, em relação às políticas culturais e nós queremos apoiar também”, disse Margareth. Já Nísia disse que com Rodrigo na prefeitura, o povo de Niterói poderá contar com o conhecimento e experiência dele para cuidar da saúde de todos. Já Simas pediu o voto útil em Rodrigo contra a extrema-direita.

BÓRNIA NA UFF

A candidata do PSTU a prefeita, Danille Bórnia, resolveu dedicar o penúltimo dia da campanha com agendas na UFF. Na sexta-feira, 04, panfletou em frente ao Campus do Valonguinho, no Centro e defronte ao Campus do Gragoatá. À noite, fez corpo a corpo na Praça da Cantareira, em São Domingos. No sábado, 05, às 9h, faz caminhada e panfletagem no Centro e às 12h, almoça com correligionários e apoiadores.

MELHORIAS NECESSÁRIAS 

Nesta reta final de campanha, Carlos Jordy (PL) aproveitou para, do alto de um carro de som, na última sexta (4), propor soluções urbanísticas para Niterói. Na avaliação do candidato, os "espaços públicos estão ficando degradados" na cidade. Dentre as propostas de Jordy, estão a de aterrar fios, melhorar calçadas e diminuir o valor cobrado pelo IPTU.

POTÊNCIA DE SÃO GONÇALO

Capitão Nelson vê São Gonçalo como uma potência

Para o prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson (PL), o município é uma potência e não precisa mais depender de outras cidades para cuidar da saúde, pelos investimentos do atual governo no setor. Em reuniões políticas nesta semana, ele citou as principais realizações do seu mandato, como a iluminação e pavimentação de inúmeras vias. “São Gonçalo é grande! Nós somos uma potência”, disse o chefe do Executivo.

AUTO CONFIANÇA

Embora muitas pesquisas em São Gonçalo apontem a vitória em primeiro turno do atua prefeito, o prefeitável do PT, Dimas Gadelha, agendou para este sábado, 05, às 09h, a Carreata da Vitória, com concentração em frente à sede do 7º BPM. É muita confiança em reverter o resultado.

SAÚDE 24 HORAS

Postos de saúde funcionando 24 horas para atender a população. É o que promete o candidato do PSOL a prefeito de São Gonçalo, Professor Josemar. Resta saber se o orçamento vai permitir. Pois é preciso fazer concurso público para contratar profissionais de saúde. E garantir a segurança destes e dos pacientes nos entornos dos postos.

Relacionadas