Imagem Principal
Imagem
Elite do surfe treina em Niterói e se prepara para o Itacoatiara Big Wave
Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio, Alessandra Marinelli e outros nomes participaram da super sessão em meio à forte ressaca
Elite do surfe treina em Niterói e se prepara para o Itacoatiara Big Wave
Foto do autor Mauro Touguinhó Mauro Touguinhó
Por: Mauro Touguinhó Data da Publicação: 01 de agosto de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Gleyson Silva

A Praia de Itacoatiara, em Niterói, foi palco na quinta-feira (31) de um treino histórico da elite do surfe de ondas grandes. Em meio à forte ressaca que interditou acessos à praia, alguns dos principais nomes do esporte no Brasil se reuniram para uma super sessão que serve de preparação para o Itacoatiara Big Wave 2025, que terá janela entre agosto e setembro.

Participaram do treino os atletas Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio— que pegou a melhor onda do dia —, Alessandra Marinelli, Gustavo Chumbo(pai de Lucas), Felipe Cesarano, Daniel Rodriguese Willyam Santana. As imagens são de Tony D’Andrea e Gleyson Silva.

“Hoje foi um dia muito diferenciado, com ondas excelentes e uma combinação rara de atletas aqui. O Lucas Chumbo, por exemplo, estava ontem em Jaguaruna, no Sul, surfando ondas de quase dez metros, e veio direto para cá treinar conosco. A performance foi de altíssimo nível”, destacou Alexey Wanick, diretor executivo do Itacoatiara Big Wave.

 

 

Segundo Alexey, o IBW 2025 evoluiu ao oferecer para os atletas mais jet-skis de segurança aquática e uma estrutura de transmissão e julgamento montada em containers. Isso oferece mais resistência aos ventos fortes, afastando a possibilidade da antiga e tradicional ameaça nos campeonatos de surfe de queda do palanque.

"Temos também o aumento na quantidade de atletas estrangeiros convidados, aumentando a internacionalização da competição. Pela primeira vez, o IBW terá suas finais transmitidas ao vivo pela TV, uma oportunidade que valoriza Niterói, a modalidade e os atletas”, completou Alexey.

A chegada de Lucas Chumbo ao litoral fluminense aconteceu após o big rider aproveitar o swell que atingiu o Sul do Brasil nos últimos dias. Na quarta-feira (30), ele surfou a temida Laje de Jaguaruna, conhecida como a “Nazaré brasileira”. No dia seguinte, estava em Itacoatiara, em Niterói, treinando entre os maiores do país.

“A energia de um big rider quando tem swell em casa”, escreveu Chumbo em sua conta no Instagram, ao publicar imagens da sessão em Itacoatiara.

A movimentação dos atletas ocorreu sob condições desafiadoras: o mar de Itacoatiara atingiu cerca de quatro metros, provocando a interdição de todas as descidas para a areia por guarda-vidas do Salvamar Itacoa. A Sociedade de Amigos e Moradores de Itacoatiara (Soami)confirmou a ação.

 

 

Gabriel Sampaio, local da praia e um dos destaques da sessão, comemorou o treino em casa: "Essa sessão foi muito boa. Até então a gente não tinha surfado em uma ondulação com essa proporção. Foi um pouco atípico. A gente só está recebendo swell realmente sólido a essa altura do calendário, então foi muito bom esse aquecimento. Acredito que nesses próximos 30 dias venha outro swell. Se rolar, o campeonato vai ser show. Perfeito!", disse.

Willyam Santana, campeão de edições anteriores do evento, também celebrou o retorno à Itacoatiara: "É sempre bom estar de volta em Itacoatiara. Sem dúvida é muito importante estar treinando aqui nesse lugar que eu tenho um carinho muito especial, onde eu já fiz grandes finais e também já fui campeão dessa etapa", afirmou.

 

 

O treino marca a contagem regressiva para o Itacoatiara Big Wave 2025, campeonato internacional de ondas grandes na modalidade Tow In, com duplas formadas por surfista e piloto de jet-ski. A janela oficial do evento vai de agosto a setembro, à espera de ondulações entre quatro e seis metros.

"É uma etapa que todos nós atletas esperamos todos os anos e foi mais um treino afiado. Esse ano eu vou estar com o Gabriel, ele que é local, aqui em Itacoatiara. Então, eu estou bastante confiante. Tenho uma afinidade grande com o Gabriel. E espero que esse evento aconteça logo. Estou com uma expectativa muito boa. Espero que a gente acerte um swell incrível e que dê altas ondas. E tenha um dia de sol maravilhoso, com público incrível na praia", ressaltou big rider.

Relacionadas