Imagem Principal
Imagem
Desafio da Ponte terá interdições, barcas gratuitas e 5 mil atletas
Corrida na maior ponte do hemisfério sul acontece neste domingo (3)
Desafio da Ponte terá interdições, barcas gratuitas e 5 mil atletas
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 01 de agosto de 2025FacebookTwitterInstagram
Fonte: Divulgação/Desafio da Ponte

Após 12 anos, o Desafio da Ponte volta acontecer na maior ponte do hemisfério sul, neste final de semana. Os participantes vão atravessar a Ponte Rio-Niterói neste domingo (3), em uma meia maratona de 21 quilômetros, mas as alterações no trânsito já começam neste sábado (2), então os motoristas devem ficar atentos.

Às 22h deste sábado (2), haverá a interdição de duas faixas tanto no sentido Rio, quanto no sentido Niterói. Às 5h do domingo (3), mais uma faixa será interditada, porém, no sentido Niterói, apenas o trecho do Mocanguê até a Praça de Pedágio será fechado nesta hora. A previsão é de liberação total da via por volta das 12h.

Os participantes, com suas devidas pulseiras adquiridas junto com o kit atleta, terão transporte de barca gratuito para a prova. A ida, saindo do Rio para Niterói, será exclusiva para os participantes do Desafio e horário será de acordo com a onda de largada. As saídas da Praça 15 serão às: 4h40, 4h50, 5h10, 5h30 e 5h50. Para quem quiser voltar para Niterói, vale a grade regular das barcas.

De acordo com a organização do evento, mais de cinco mil pessoas se inscreveram para realizar a prova que volta ao calendário esportivo após 12 anos. A largada será feita por ondas, de cinco em cinco minutos, com a primeira, com o pelotão de elite, marcada para às 6h30.

A prova começa na Rua Professor Plínio Leite, em frente ao Caminho Niemeyer, e termina na Orla Prefeito Luiz Paulo Conde, no Boulevard Olímpico, próximo à Praça Mauá, no Centro do Rio. O tempo limite para conclusão do trajeto é de 3 horas. A idade mínima para participar é de 18 anos.

Os atletas receberão um kit completo com camisa, número de peito, viseira e bilhete da barca Rio-Niterói. A retirada será feita na Praça Mauá, nos dias 31 de julho (12h às 20h), 1º e 2 de agosto (10h às 19h).

Ao longo do percurso, a organização disponibilizará pontos de hidratação na largada, em seis pontos distintos durante a corrida, e na chegada. Haverá ainda distribuição de gel energético no km 15,5 e de isotônico no km 17,5. Banheiros químicos também estarão disponíveis em pontos estratégicos.

Além do apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), equipes médicas da organização e da Ecovias Ponte estarão de prontidão para garantir a segurança dos participantes e usuários da rodovia.

O Desafio da Ponte foi criado em 1981 e teve seis edições na década de 80. A prova foi retomada entre 2011 e 2013, mas não era realizada há 12 anos.

Relacionadas