Assinante
Entrar
Cadastre-se
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, deu mais um passo na ampliação dos serviços médicos oferecidos à população com a implementação do serviço de cirurgia bariátrica no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. Com isso, a unidade se torna a primeira da Região Metropolitana II a disponibilizar esse procedimento, considerado um dos mais eficazes para o tratamento da obesidade e doenças associadas.
As consultas de avaliação dos pacientes já começaram, e as primeiras cirurgias estão previstas para março, com agendamento realizado pela Central de Regulação. A estruturação do serviço foi concluída em apenas dois meses, um tempo significativamente menor do que a média de 9 a 10 meses para esse tipo de implementação. Inicialmente, o hospital realizará quatro cirurgias por mês, com possibilidade de ampliação conforme a demanda e a capacidade da unidade.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou a importância do novo serviço para a cidade. “A cirurgia bariátrica vai proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para os moradores, seguindo os critérios de risco do SUS. Esse é mais um avanço para fortalecer a saúde no município”, afirmou.
Hospital Che Guevara: referência em saúde em Maricá
O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara é referência para cirurgias em 17 especialidades, todas agendadas pela Central de Regulação. Além disso, a unidade atende casos de trauma referenciado, recebendo principalmente pacientes acidentados encaminhados por ambulâncias.
A estrutura do hospital inclui um Centro de Imagem, onde são realizados exames como ultrassonografia, tomografia, doppler, raios-x, ecocardiograma e colonoscopia, todos com marcação via regulação. O hospital também oferece um Serviço de Prevenção e Tratamento do Câncer de Pele, além de atendimento pré e pós-cirúrgico e captação de órgãos para transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS).
Já os atendimentos de emergência por demanda espontânea no município devem ser buscados no Hospital Conde Modesto Leal (Centro), na UPA 24 horas de Inoã e na UPA Municipal Santa Rita, em Itaipuaçu.