Imagem Principal
Imagem
STF determina fim do bloqueio da rede social X no Brasil
Ministro Alexandre de Moraes ordena à Anatel o restabelecimento do acesso à plataforma de Elon Musk
STF determina fim do bloqueio da rede social X no Brasil
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 08 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Divulgação/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (8) o fim da suspensão da rede social X (antigo Twitter) no Brasil, bloqueada desde 30 de agosto de 2024. A liberação ocorreu após a plataforma cumprir exigências judiciais e o Procurador-Geral da República emitir parecer favorável.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda aguarda a ordem oficial do STF para orientar as operadoras de internet a restabelecerem a conexão. Moraes deu um prazo de 24 horas para que a Anatel tome as medidas necessárias para permitir o retorno da rede social.

A suspensão ocorreu devido a conflitos entre a plataforma e a Justiça brasileira, após o fechamento repentino do escritório da X no país. A plataforma foi multada em R$ 28,6 milhões por descumprimento de ordens judiciais e precisou nomear um representante legal no Brasil e bloquear perfis de investigados.

O desbloqueio pode levar algumas horas, pois envolve mais de 20 mil provedores de internet no país, incluindo a Starlink, outra empresa de Elon Musk.

Relacionadas