Imagem Principal
Imagem
Governo lança campanha nacional de combate à dengue, zika e chikungunya
A ação alerta a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito
Governo lança campanha nacional de combate à dengue, zika e chikungunya
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 08 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Objetivo é chamar a atenção para a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti (Foto: MARCELO CAMARGO

ara reduzir os casos e óbitos por dengue, chikungunya e zika, o Ministério da Saúde lançou, nesta terça-feira (8), uma campanha nacional de conscientização e mobilização. Nos canais digitais da pasta, a veiculação já começou. 

Nos canais abertos de televisão, rádio e locais de grande circulação, a ação será iniciada na quarta-feira (9). O objetivo é chamar a atenção para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti e incentivar a população a dedicar dez minutos por semana para combater os focos de reprodução do inseto.

Com o slogan "Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora", a campanha orienta a população sobre a importância de remover criadouros do mosquito, além de fornecer informações sobre diagnóstico precoce, cuidados médicos, riscos da automedicação e a localização de postos de saúde. A campanha será amplamente divulgada por meio de TV aberta, rádio, internet, carros de som e pontos de grande circulação em todas as regiões do país.

A iniciativa integra as medidas de reforço do Ministério da Saúde para a prevenção e controle dessas doenças, além de garantir assistência à população nos períodos de maior risco.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou que o Governo está se preparando para o próximo período de chuvas, com foco na redução de casos e mortes por arboviroses. 

“Estamos implementando um plano de trabalho baseado na vigilância, no controle do mosquito transmissor e no fortalecimento das redes de saúde, especialmente em áreas periféricas. Entre as ações, estamos utilizando as Estações Disseminadoras de Larvicida, que ajudam a reduzir o desenvolvimento de larvas nos criadouros”, afirmou Nísia.

Ela também mencionou que a vacinação contra a dengue segue como uma estratégia importante, embora ainda esteja limitada pela disponibilidade de doses fornecidas pelos fabricantes.

O site da campanha pode ser visto neste link.

Relacionadas