Imagem Principal
Imagem
Saquarema começa campanha de vacinação contra a gripe
A vacinação começará nesta quarta-feira, 2 de abril, e estará disponível nos postos de saúde do município
Saquarema começa campanha de vacinação contra a gripe
Foto do autor Leonardo Brito Leonardo Brito
Por: Leonardo Brito Data da Publicação: 01 de abril de 2025FacebookTwitterInstagram
Crédito: Agência Brasil

A Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Com exceção da UBS do bairro Engenho Grande, todos os postos de saúde da cidade estão aptos a aplicar a vacina.

O primeiro grupo prioritário a receber o imunizante é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; idosos com 60 anos ou mais de idade.

A vacinação começará nesta quarta-feira, 02 de abril, e estará disponível nos postos de saúde do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h. Neste ano, o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe será no dia 10 de maio, sábado. É importante alertar à população que NÃO serão vacinadas as pessoas fora destes grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

Há contraindicação para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, é recomendado adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.
 

Relacionadas