Assinante
Entrar
Cadastre-se
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), deu início ao processo de arborização urbana, como medida compensatória pelos cortes de árvores realizados nas obras de reurbanização da Avenida 22 de Maio. O começo da ação ocorreu na Avenida São Miguel, nesta quarta-feira (29), com a presença de autoridades municipais.
No total, mais de 1.300 mudas de árvores serão plantadas em diversos pontos da cidade. Ao todo, 315 mudas serão colocadas ao longo da Avenida São Miguel, enquanto as demais serão distribuídas por praças e no Parque Municipal Paleontológico São José de Itaboraí.
A secretária de Meio Ambiente e Urbanismo, Alyne Saldanha, destacou a importância dessa ação para o equilíbrio ecológico e a qualidade de vida na cidade. “A arborização urbana é essencial para melhorar o microclima, preservar a biodiversidade e trazer benefícios à saúde da população, como a redução do calor e a melhora na qualidade do ar. Estamos muito satisfeitos com o início desse trabalho, que será contínuo”, afirmou.
As espécies escolhidas para o plantio são adequadas ao clima e solo de Itaboraí, incluindo Algodoeiro de Praia, Ipê Amarelo, Aroeira Vermelha, Oiti e Pata de Vaca. A ação representa um passo importante para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade.