Imagem Principal
Imagem
Reeleitos prometem seguir cobrando por melhores serviços em São Gonçalo
Alvo de críticas da população, Águas do Rio merecerá atenção dos vereadores
Reeleitos prometem seguir cobrando por melhores serviços em São Gonçalo
Foto do autor Saulo Andrade Saulo Andrade
Por: Saulo Andrade Data da Publicação: 16 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: Reprodução/Youtube/Câmara de SG

Passado o primeiro turno das eleições, as primeiras sessões plenárias da Câmara Municipal de São Gonçalo retomaram suas atividades, tendo como pauta, ainda, o sentimento de "gratidão" aos eleitores de quem foi reeleito ou está se despedindo do Parlamento gonçalense. A expectativa da população é de trabalho realizado. A propósito, nos próximos dias, os parlamentares debaterão, em três audiências públicas, o Projeto da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2025. 


Um dos principais assuntos dos últimos encontros entre os vereadores foi o fato de estas eleições terem sido uma das mais "atípicas", com diversas irregularidades eleitorais pelas ruas. 


O primeiro-secretário, vereador Jorge Mariola (Podemos), eleito como suplente, ressaltou, na última sessão - mais recente, de terça-feira (15), Dia do Professor -, que "sai desta Casa com a consciência tranquila". Homenageando os professores, ele se remeteu à época em que o ex-governador, Leonel Brizola, retornou do exílio, elegendo-se no estado. "Em termos de Educação, não vamos alcançar tudo aquilo o que a gente deseja", admitiu, referindo-se aos desafios da área, em São Gonçalo.   


Já o vereador Natan (PP) agradeceu aos gonçalenses que acreditaram "no projeto" dele, ajudando-o em sua reeleição. Ele pretende seguir cobrando por melhores serviços, especialmente quanto à concessionária Águas do Rio, que distribui água em domicílios da cidade. Nos últimos anos, a empresa foi alvo dos vereadores por estar cobrando valores exorbitantes à população, mesmo deixando a desejar, no que se refere ao abastecimento do município. 


Elogios e polêmicas do passado


Em São Gonçalo, a maioria dos parlamentares apoia o prefeito reeleito, Capitão Nelson (PL). A votação - de 387.914 votos - do mandatário (84,49%), mereceu muitos elogios da base aliada. 
 

A oposicionista Priscila Canedo (PT), entretanto, preferiu parabenizar os pares de seu campo político - de esquerda -, Juliano Freitas (PT) e Isaac Ricalde (PC do B). Ela, que não conquistou a reeleição e está como suplente, disse que, mesmo assim, está "motivada" para trabalhar pela cidade. Em 2022, Canedo foi alvo de intensas polêmicas com Bruno Porto (hoje no PL e à época no Cidadania): ele assumiu a Comissão de Direitos da Mulher, criada pela vereadora petista.  


Porto, que também é professor, agradeceu a população por sua recondução à Casa. "Me deram o voto de confiança. Foi uma eleição de muito trabalho. Agradeço aos 6.910 votos de toda a população, que não vai se arrepender de nosso mandato, por mais quatro anos", prometeu.   


Na mesma toada, Beto da Serraria (PL) ressaltou que "a eleição foi muito difícil", mas que  acreditou, "até o final, no projeto do atual prefeito". A mesma tônica foi utilizada por Claudiney Siqueira (PRD): também reeleito, ele ficou "triste pelos companheiros que não estarão nesta casa". 


 

Mesmo sabendo das dificuldades que circundam um pleito eleitoral, a vereadora derrotada nas eleições de São Gonçalo, Janielce Magalhães (PSOL), ressaltou que "lutou até o fim", no último processo democrático. Ela passa por um tratamento de câncer. "Temos a necessidade de ter uma Educação de qualidade, no nosso município; além de honrar o compromisso com o teto federal dos professores gonçalenses. Estaremos ao lado deles, com ou sem mandato", ressaltou a parlamentar, que obteve 1.004 votos. 

Relacionadas