Imagem Principal
Imagem
Porto Alegre faz testes para garantir segurança do Aeroporto Salgado Filho
Operações no terminal devem ser retomadas no dia 21 de outubro
Porto Alegre faz testes para garantir segurança do Aeroporto Salgado Filho
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 09 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Apenas parte da pista será usada, num primeiro momento (Foto: Fraport)

Na última terça-feira (8), o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, começou a fazer testes de segurança, com o apoio de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, profissionais do Grupo Especial de Inspeção de Voo da FAB realizaram manobras de aproximação, pouso e decolagem, testando pela primeira vez os equipamentos de operação do Salgado Filho, desligados desde o alagamento da pista que interditou o aeroporto, no início de maio.

“Este trabalho da FAB é fundamental para garantir a segurança dos profissionais e passageiros do transporte aéreo. O retorno das operações representa um marco significativo para a mobilidade e a economia do Rio Grande do Sul. Estamos monitorando de perto o progresso para assegurar que todas as etapas sejam cumpridas conforme o planejado”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.

Com previsão de retomada operacional para 21 de outubro, o aeroporto, neste momento, utilizará uma pista de 1.730 metros e será usado apenas para voos domésticos. A reabertura total da pista de 3.200 metros está prevista para o dia 16 de dezembro, quando o Salgado Filho voltará a receber voos internacionais.

“Foram 3 milhões de passageiros a menos que deixaram de passar pelo aeroporto de Porto Alegre neste período de interdição”, disse o ministro, destacando a importância da reabertura do aeroporto para a economia do Rio Grande do Sul.

O trabalho de inspeção da infraestrutura aeroportuária também está sendo realizado nas áreas internas, por onde passam passageiros e funcionários do aeroporto e das companhias aéreas. Parte dos equipamentos voltou a funcionar há três meses, quando o Salgado Filho retomou as operações de check-in, que estavam sendo realizadas provisoriamente em um shopping de Canoas. A Base Aérea de Canoas foi adaptada, neste período de interdição, para as operações de pouso e decolagem.

Segundo a Fraport, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, cerca de 85% dos trabalhos de recuperação já foram concluídos, desde esteiras de bagagens até sistemas de energia e de TI.

Relacionadas