Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 9 outubro de 2024
PAINEL
PAINEL: 9 outubro de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 09 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

MULHERES NO TOPO

Com seis candidatas à prefeita - cinco delas eleitas - e duas - à vice, o Solidariedade foi o partido que mais elegeu mandatárias no estado. Em Barra do Piraí, ganhou Katia Miki; Em São Sebastião do Alto, a próxima prefeita será Claudiane Pietrani; Já em Cantagalo, Manuela Teixeira; além de Michelle Bianchini, em Macuco, e a Professora Yara Cinthia, em Francisco de Itabapoana. Dentre as vice-prefeitas, Aline do áureo, em Duque de Caxias - esposa do deputado Áureo Ribeiro, presidente da sigla - e Marcella Raposso, em Sapucaia.  

MEDÍOCRES

No debate promovido pela TV Globo, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), então candidato a prefeito do Rio, chegou a chamar a gestão do governador Cláudio Castro (PL) de medíocre. Em sua defesa, Castro disse, nesta terça (8), que uma ofensa desse nível, quando vem, não é necessariamente para ele, mas sim "para todos os 460 mil servidores ativos e inativos". "Gente que não tem nenhum serviço prestado, que tem muito menos história que eu, tem que ter cuidado nas palavras", revidou Cláudio Castro, que só esperou passar o período eleitoral para se defender das ofensas.  

ÁTILA NUNES DE VOLTA À ALERJ

A Alerj publicou no Diário Oficial desta terça-feira (8) a convocação de Átila Nunes, terceiro suplente do PSD, para assumir a vaga de deputado, em substituição a Eduardo Cavalieri, que pediu licença do cargo na segunda-feira (7) para reassumir o posto de secretário municipal da Casa Civil. A última passagem de Átila como parlamentar da Alerj foi em julho deste ano, também em decorrência do licenciamento de Cavaliere. Ele retoma seu 14º mandato, sendo um dos deputados estaduais há mais tempo em atividade no país.No Parlamento, ele ajudou a aprovar importantes medidas como, por exemplo, o projeto que criou as Delegacias de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância no estado. O experiente deputado é jornalista, advogado e publicitário.

CURTA MARICÁ

Termina na quinta-feira (9) a inscrição para o 1° festival “Plurais! festicurta Maricá”. Produtores, estudantes, profissionais ou amadores do ramo de audiovisual ou cinematográfico, moradores de Maricá e adjacências podem enviar suas obras audiovisuais ou cinematográficas, de forma gratuita, pelo site oficial do evento https://www.festivalplurais.com.br/ ou obter mais informações pelo Instagram @plurais_festicurtamarica. Serão aceitos curtas-metragens de até 16 minutos e que estejam de acordo com o edital apresentado.

INDENIZAÇÃO

Terceiro colocado nas eleições municipais de São Gonçalo, com 14.397 votos, o deputado estadual Josemar Carvalho, o Professor Josemar (PSOL), é um dos maiores representantes da luta contra o racismo na Alerj. Em 2023, ele alegou ter sido vítima do crime, durante uma abordagem no Aeroporto de Brasília. Na ocasião, Josemar voltava de um congresso de seu partido e filmou o procedimento de um dos policiais federais, que deverá ser indenizado em R$ 5 mil. O agente alegou que é professor de cursinho e que as publicações do parlamentar nas redes atingiram "sua honra e imagem". O deputado recorreu da decisão mas a Justiça manteve a sentença, em segunda instância. Além da multa, o professor deverá publicar a decisão na íntegra, em seus perfis nas redes sociais.  

NAVE EDUCACIONAL

Nesta semana, alunos de unidades da rede pública de ensino de Niterói receberão a visita da Nave Educacional Enel, um ônibus adaptado com recursos audiovisuais, jogos lúdicos e educacionais com telas touch e tecnologia de realidade virtual 3D. Nesta terça (8), as atividades acorreram na oficina da Escola Municipal Horácio Pacheco. Já na quarta (9), será a vez da Formação dos Alunos e Professores da mesma instituição.

PLANO DIRETOR

A Câmara Municipal de Maricá realiza, nos próximos dias 15 de outubro e 12 de novembro, audiências públicas sobre o plano diretor da cidade. O primeiro encontro será na Quadra poliesportiva do CEPT - Professora Zilca Lopes da Fontoura. É necessário que os interessados se cadastrem por meio do formulário presente neste site: https://forms.gle/oLwmifRmPGwehiig6.

REUNIÃO COM VEREADORES ELEITOS

Nesta terça-feira, 8, o candidato a prefeito de Niterói pelo PDT, Rodrigo Neves, se reuniu com vereadores eleitos dos partidos que o apoiam e demais candidatos da coligação. Comemorou a vitória dos parlamentares que compõem a base governista. “O diálogo, equilíbrio e cooperação entre o Legislativo e Executivo são fundamentais para uma boa gestão de nossa cidade”, disse.

CALÇADAS MELHORES

Enquanto isso, o prefeitável do PL, Carlos Jordy, divulgou em suas redes sociais a promessa de cuidar dos idosos. A começar por consertar as calçadas, para evitar que as pessoas da terceira idade e as demais com dificuldade de locomoção, sofram acidentes. No Centro da cidade, por exemplo, em vários trechos, estão quebradas, desniveladas e esburacadas.

EM RIO BONITO

O prefeito eleito de Rio Bonito, Marcos Abraão (União Brasil), reuniu-se nesta terça-feira, 8, com parte dos vereadores eleitos da cidade, que assumem em fevereiro de 2025. Já está tratando da eleição para presidente do legislativo local. Ele vai apoiar Alex da Guarda (CID), o quarto vereador mais votado. Se reuniu com este, Marquinho Luanda, Carlos Guarda, Neném da Boa Esperança e Cabeça. Também em pauta, o pagamento em dia dos salários dos funcionários ativos e inativos, além de melhorias na saúde.

A VOLTA DO HORÁRIO ELEITORAL

O horário eleitoral gratuito nos municípios que terão segundo turno, em todo o país, começa na sexta-feira, 11. Nos mesmos horários de antes, ou seja, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, nas emissoras de rádio e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 na televisão, de segunda a sábado. Em Niterói, o horário eleitoral será continuará a ser transmitido pela TV Brasil, como definido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Além das inserções dos candidatos a prefeito durante a programação. O horário eleitoral será exibido até o dia 24 de outubro. A divisão do do tempo de propaganda em rede e por inserções será dividido igualmente entre os dois candidatos a prefeito. O candidato mais votado no primeiro turno abre o tempo da propaganda, com alternância no dia seguinte.

A CAMPANHA NAS RUAS

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), os alto-falantes ou amplificadores de som dos candidatos poderão funcionar das 8h às 22 horas, diariamente. Comícios poderão ser feitos até o dia 24 deste mês, das 8h às 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que pode ser prorrogado pro mais duas horas. Os candidatos poderão distribuir material gráfico, fazer caminhada, carreata ou passeata até o dia 26 deste mês, véspera do segundo turno. Já a circulação de propaganda na internet poderá ocorrer até o dia 24.

DOCUMENTÁRIO SOBRE JUSTIÇA

A produtora Mirenax, de Niterói, começa em novembro as gravações do documentário “Justiça cega?”, com uma visão crítica sobre o sistema judiciário brasileiro, analisando todas as etapas, da investigação policial ao julgamento. Um dos casos abordados será o do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luiz Carlos Cancellier de Olvo, que cometeu suicídio 18 dias após ter a prisão decretada por suposto desvio de verbas públicas, em 2017, aos 59 anos de idade. Ele foi alvo de acusações do Ministério Público Federal e da delegada Érika Mialik Marena, coordenadora da Operação Lava-Jato em Curitiba (PR). Depois, foi comprovada a inocência dele. O documentário será dirigido pela atriz Railane Borges.
 

Relacionadas