Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 10 de outubro de 2024
PAINEL
PAINEL: 10 de outubro de 2024
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 10 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

EDUARDO PAES COM RODRIGO EM NITERÓI

O prefeito reeleito do Rio, Eduardo Paes (PSD), vem a Niterói nesta quinta (10), a um ato de apoio ao candidato Rodrigo Neves (PDT), no Clube Central, em Icaraí. A atividade, denominada "Pacto Niterói-Rio pela Democracia, Boa Gestão e Desenvolvimento Sustentável", promete fortalecer ainda mais a candidatura, que já conta com o apoio de Talíria Petrone (PSOL), Alessandro Molon (PSB) e Washington Quaquá (PT).

TST TEM NOVO PRESIDENTE

O Ministro Aloysio Corrêa da Veiga assume, a partir desta quinta-feira (10), a presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Com uma trajetória de 43 anos na magistratura trabalhista, o Ministro Aloysio construiu uma carreira sólida, iniciando como juiz em Petrópolis e, posteriormente, ascendendo ao cargo de desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Em 2004, foi elevado à condição de Ministro do TST, onde tem se destacado pela sua atuação. A solenidade de posse conta com a presença ilustre de João Geraldo Bezerra de Menezes Galindo, o  Gegê Galindo, neto do primeiro presidente e organizador do TST, Dr. Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes, que é reconhecido por sua dedicação e contribuição ao Direito do Trabalho no Brasil.

POSSÍVEIS MUDANÇAS

Em Petrópolis, Hingo Hammes (PP) conquistou 49,96% (78.734 votos) e Yuri Moura (PSOL) ficou com 17,77% (28.001 votos). Se por algum milagre ou radical reviravolta Yuri vencer o segundo turno, a vereadora eleita em Niterói, Benny Briolly (PSOL), assume um lugar na Alerj, no lugar do deputado estadual e - quem sabe? - futuro prefeito da cidade serrana. Por outro lado, quem reassumiria uma cadeira na Câmara Municipal niteroiense seria o veterano Paulo Eduardo Gomes, o PEG (PSOL), eleito como primeiro suplente do partido. Diferentemente de 2020 - quando PEG foi eleito -, neste ano os socialistas só elegeram dois vereadores: Professor Túlio e a própria Benny.

DESUMANIZAÇÃO

Não basta ser o vereador mais votado de Niterói: é preciso tripudiar do adversário - ou inimigo - político. Ao que tudo indica, a guerra entre os vereadores reeleitos Douglas Gomes (PL) e Benny Briolly (PSOL) não está próxima de uma trégua. Nesta quarta (9), o bolsonarista postou, em suas redes, a frase “o trabalho venceu a lacração”, acompanhada de um card comparativo dos votos dos dois: 16.369 a 4.801. Dentre as mais recentes vitórias de Benny contra a extrema direita, consta a condenação do TRE ao deputado estadual e quinto colocado na disputa à Prefeitura do Rio, Rodrigo Amorim (União Brasil). Em maio último, ele cometeu o crime de violência política de gênero contra a vereadora, ao chamá-la de "boizebu" e "aberração da natureza", num discurso na Alerj.

AGRADECIMENTOS

Rodrigo Neves (PDT) fez, na última terça (8), um especial agradecimento – presencial - à população da Zona Norte de Niterói. A região, principalmente a 144ª Zona Eleitoral, deu-lhe a maior votação em Niterói: 40.523 votos (57,25%). O “muito obrigado” de Carlos Jordy (PL) foi em vídeo, divulgado nas redes sociais. Na publicação, ele aproveitou para denunciar os militantes de seu adversário de segundo turno, acusando-os de praticar boca de urna, no último domingo (6). Com 41,41%, a região de mais votos (21.572) para Jordy foi a Oceânica. Coincidentemente, ambos os candidatos se reuniram, na mesma terça, com vereadores de suas respectivas coligações, para pedir empenho na luta pelo voto decisivo do dia 27 próximo.

MAIS IDOSOS

Segundo o TRE-RJ, houve aumento, de 14,9%, no total de eleitoras e eleitores fluminenses, com idade acima de 70 anos. O número passou de 1.524.361, em 2020, para 1.752.759, em 2024. O voto é facultativo para os jovens com menos de 18 anos e os idosos que já completaram 70 anos.

REVIRAVOLTA NA BAIXADA

O TRE-RJ decidiu, na última terça (8), pela anulação dos votos do candidato Professor Joziel (DC), quinto colocado na disputa pela Prefeitura de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A medida foi publicada em edição extra do Diário da Justiça do TRE-RJ. Com a decisão, o primeiro colocado, Léo Vieira (Republicanos) superou 50% dos votos válidos, já no primeiro turno.

REELEIÇÕES

Os vereadores que se reelegeram nas eleições de 2024 representam um total de 40,79% das candidaturas vitoriosas, na busca por uma vaga nas câmaras municipais. Os resultados da apuração divulgados pelo TSE mostram que, dos 58.400 vereadores eleitos pelos brasileiros, 23.823 já tinham mandato e iniciarão mais quatro anos, em 2025. O estado do Rio reelegeu 59,23% de seus parlamentares.

DANÇA DAS CADEIRAS

A Prefeitura de Niterói realizou mudanças na área da Cultura e na Secretaria de Clima. Cinco exonerações foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (9), com duas designações temporárias e duas nomeações para os cargos que foram vagos. Micaela da Costa Zeferino deixa a Presidência da FAN para da lugar a André Luiz de Paiva - interinamente. Ela assumiu o cargo em janeiro, após a saída de Fernando Brandão, que foi candidato - derrotado - a vereador pelo PDT e presidiu o Grupo Executivo Caminho Niemeyer. Outra mudança no setor cultural foi a exoneração da secretária Júlia Pacheco. Ela havia assumido a Secretaria Municipal das Culturas em fevereiro do ano passado. O prefeito Axel Grael (PDT) designou, interinamente, a servidora Joana Peixoto Prado, que militou na campanha do recém-eleito vereador Leonardo Giordano (PC do B). Na Secretaria do Clima, o secretário Luiz Fernando Felippe Guida foi exonerado e, depois, nomeado como subsecretário da Secretaria Municipal do Clima, substituindo Fábio Lima Peixoto da Silva, que lutou pela eleição de Luciano Paez (PV): ex-secretário do Clima, Paez perdeu a eleição de vereador, mas foi renomeado como secretário do Clima. Além disso, a prefeitura ainda publicou a exoneração de Marcelo da Silva Martins do cargo de subsecretário da Secretaria Executiva. Nenhum outro servidor foi designado ou nomeado para esse cargo, até o momento.

PARLAMENTO JUVENIL

Os estudantes eleitos para a 15ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) iniciaram na última terça-feira, 08 o ciclo de capacitação on-line do programa, que é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). As aulas dessa fase são focadas em técnicas legislativas, processo legislativo e na elaboração de projetos de lei. O objetivo é preparar os alunos para as atividades que eles deverão realizar quando assumirem seus mandatos como deputados estaduais juvenis – o que acontecerá no final de novembro. Neste ano, 64% dos parlamentares eleitos são do gênero feminino, o que representa o total de 62 deputadas juvenis. Já os meninos irão ocupar 34 cadeiras.

DIMAS COM RODRIGO

Depois dos apoios da ex-candidata a prefeita de Niterói pelo PSOL, Talíria Petrone, do prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT) e do PSB, o prefeitável do PDT, Rodrigo Neves, recebeu o apoio do ex-candidato do PT a prefeito de São Gonçalo, Dimas Gadelha. Ele postou em suas redes sociais: “Contra o fascismo, estou ao lado de quem sempre lutou pela democracia e pelos direitos de todos”, disse o petista.

DE FORA

Vários políticos conhecidos em Niterói, que foram vereadores em outras legislaturas, não conseguiram se eleger no último domingo, 6. Como os ex-vereadores João Gustavo (União), Tânia Rodrigues (PDT), Ricardo Evangelista (União), Wilde Ricardo (União) e Carlos Macedo (MDB). Suplentes que ocuparam cadeiras na Câmara na atual legislatura também não conseguiram voltar, como Atratino (MDB), Dado Foly (Cidadania), Jhonatan Anjos (PDT), Walkiria Nictheroy (PCdoB), Casota (MDB), Folha (PP) e Adriano Boinha (PDT).

DIREITOS HUMANOS

A Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos de Maricá abriu inscrições para o Curso de Formação em Direitos Humanos para servidores públicos, agentes de bairro e da sociedade civil. As aulas acontecem entre 17 de outubro e 12 de dezembro e serão ministradas na sede do Programa Marielle Franco (Rua Prefeito Hilario Costa e Silva, 248 – Parque Eldorado, Maricá/RJ). As aulas vão durar três meses e sempre às quintas-feiras: a primeira, voltada para Servidores Públicos, acontecerá das 9h às 12h. Já a segunda será voltada para a Sociedade Civil e Agentes de Bairro acontecem das 14h às 17h. São 60 vagas para cada turma, com as inscrições se encerrando assim que forem preenchidas todas as vagas. Os servidores podem se inscrever pelo link https://bit.ly/4hcMwwT. Já os interessados que sejam da sociedade civil ou agentes de bairro precisam fazer a inscrição no link https://bit.ly/3NkQype.

VETOS

Os vereadores de Niterói ainda não conseguiram votar vetos do prefeito Axel Grael a vários projetos de lei de autoria dos parlamentares e as mensagens do Poder Executivo. Falta consenso. Entre os vetos, o total a um projeto do vereador Douglas Gomes (PL), que dispõe sobre conjunto de ações e campanha de conscientização e combate à violência contra crianças e adolescentes. Além de parciais a duas mensagens executivas, como à LDO e revisão geral anual da remuneração dos servidores públicos municipais.
 

Relacionadas