Imagem Principal
Imagem
Hospital Getulinho comemora 70 anos da sua inauguração
Serão quatro dias de celebração ao atendimento à saúde de Niterói
Hospital Getulinho comemora 70 anos da sua inauguração
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 24 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fonte: Divulgação

O Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, vai comemorar 70 anos desde a sua fundação no próximo domingo, dia 29 de setembro. A organização do hospital preparou uma celebração, que começa no início do mês de outubro, pensada nos trabalhadores do local, nos pequenos usuários e suas famílias.

Serão quatro dias de festa para celebrar as sete décadas de atuação na saúde em Niterói e no Leste Fluminense. A celebração começa no dia 3 de outubro, depois segue nos dia 9, 10 e 11 do décimo mês do ano. O evento trará a III Mostra Científica, em que será possível ver o resultado do que é construído no dia a dia do hospital. No último dia, acontece a festa de comemoração, junto com a celebração do Dia das Crianças (12 de outubro).

A programação completa da celebração de 70 anos do principal hospital pediátrico da região será divulgada em breve.

O Hospital Getulinho foi inaugurado em 29 de setembro de 1954 e surgiu como o primeiro local especializado em atendimento pediátrico no estado do Rio de Janeiro. A unidade foi batizada em homenagem ao filho do ex-presidente Getúlio Vargas, que faleceu aos 23 anos devido a uma paralisia infantil.

O hospital foi municipalizado em 1992 e, apesar de ser o único especializado em atendimento pediátrico para Niterói, São Gonçalo e adjacências, teve a emergência fechada em 2011 por falta de condições de funcionamento.

A Prefeitura de Niterói reabriu a emergência do Hospital Getulinho em 2013. A unidade possui ainda ambulatório para ortopedia, cardiologia, odontologia, anemia falciforme, hematologia, nefrologia, pneumologia, otorrino, alergia, cirurgia plástica, neurologia e endocrinologia, além de CTI e Centro Cirúrgico.

O hospital realiza por mês cerca de 6 mil atendimentos na emergência; 1,5 mil consultas especializadas; e entre 130 a 150 internações. Além disso, o local ainda oferece exames laboratoriais, eletrocardiograma, eletroencefalograma, radiologia e ultrassonografia. Sua estrutura conta com moderno e avançado CTI e Centro Cirúrgico que oferece cirurgias eletivas na área de cirurgia pediátrica, plástica, ortopedia e cirurgias de otorrinolaringologia, em parceria com o Hospital Universitário Antônio Pedro.

A unidade também oferece atendimento ambulatorial com 14 diferentes especialidades, como pneumologia, dermatologia, nefrologia, neurologia, endocrinologia, anemia falciforme, hematologia, cirurgia geral, ortopedia, otorrinolaringologia, odontologia, alergista, cardiologia e cirurgia plástica.

A equipe é multiprofissional, composta por médicos pediatras, socorristas, intensivistas e especialistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, técnicos de aparelho gessado e de radiologia, lactaristas, além da equipe de apoio administrativo, ouvidoria, engenharia clínica, manutenção predial e serviços gerais.

Os médicos especialistas que fazem o ambulatório, também são responsáveis pelo parecer dos pacientes internados na unidade. O hospital também realiza exames e procedimentos de apoio diagnóstico para pacientes internados e da rede como os exames de análises clínicas, ecocardiograma, radiologia, ultrassonografia, eletrocardiograma e eletroencefalograma.


 

Relacionadas