Imagem Principal
Imagem
Rio das Ostras alerta para golpe sobre o Bolsa Família e Cadastro Único
Secretaria de Assistência Social reforça que todos os serviços do programa são gratuitos e realizados nos Cras
Rio das Ostras alerta para golpe sobre o Bolsa Família e Cadastro Único
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 24 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Rio das Ostras

A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está alertando a população sobre uma tentativa de golpe envolvendo o Programa Bolsa Família e o Cadastro Único. Circula em grupos de WhatsApp uma mensagem falsa (fake news) que fala sobre a cobrança de taxas para agendamento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

A Secretaria esclarece que todos os serviços relacionados ao Bolsa Família e ao Cadastro Único no município – como inclusão, atualização e transferência – são oferecidos gratuitamente nos Cras. O atendimento é presencial, e o responsável pela família deve apresentar documentos de cada membro da composição familiar.

A população deve estar atenta para não cair em golpes. Os documentos necessários para inclusão ou atualização no CadÚnico são: Identidade, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento ou Casamento, Comprovante de Residência, Comprovante de Renda e Declaração Escolar Atualizada.

Outros casos

Na última semana, a Prefeitura esclareceu que é falsa a notícia que circula nas redes sociais sobre um suposto processo seletivo para a Guarda Civil Municipal. 

Entre os dados divulgados, estava o anúncio de 100 vagas entre homens e mulheres de 18 a 55 anos. Até o momento, não há nenhum processo seletivo aberto no momento. 

A administração municipal pede ainda à população que evite compartilhar informações não divulgadas e verifique a veracidade dos conteúdos antes de repassá-los, para evitar a disseminação de notícias falsas.

Já em agosto desse ano, outro recrutamento falso foi publicado nas redes, mas para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Na ocasião, o oferecimento de empregos foi para as funções de auxiliar de cozinha, auxiliar de serviços gerais, motorista, cozinheira e porteiro.

A Prefeitura ressalta que todas as informações oficiais da cidade são publicadas no Diário Oficial.

Relacionadas