Assinante
A Prefeitura de Niterói inicia nesta segunda-feira (15) uma nova etapa de verificação de dados do Cadastro Único (CadÚnico) voltada exclusivamente para famílias unipessoais, aquelas compostas por apenas uma pessoa.
A ação será realizada por meio de visitas domiciliares feitas por equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social, devidamente identificadas com crachá e uniforme oficial.
A medida atende a orientações do Governo Federal, e tem como objetivo confirmar a veracidade das informações fornecidas anteriormente nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), além de garantir que os benefícios sociais cheguem a quem realmente precisa.
Segundo a prefeitura, as visitas serão feitas em todas as regiões da cidade. Não é necessário receber a equipe caso o cadastro tenha sido atualizado nos últimos 24 meses e não tenha havido mudanças na composição familiar.
A orientação é que, em caso de dúvida, os moradores entrem em contato com o CRAS mais próximo ou enviem uma mensagem direta para os canais oficiais da Secretaria.
A atualização correta do CadÚnico é essencial para o acesso a políticas públicas como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica.
O CadÚnico é um instrumento governamental brasileiro de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.