Assinante
A Plataforma Urbana Digital (PUD) de Niterói, no bairro de Santa Bárbara, na Zona Norte, entrou na fase final de suas obras, que devem acabar neste início do segundo semestre, no máximo em agosto. A ideia do PUD é o desenvolvimento, fomento e apoio à linguagem audiovisual além de ampliar a qualificação profissional e a oferta de empregos para moradores das comunidades. O gasto da Prefeitura no projeto é de R$ 27 milhões de reais e se junta as unidades Engenhoca e Viradouro. Recentemente, houve o anúncio de que o Município destinará R$ 150 milhões de reais para o setor.
O setor audiovisual engloba uma ampla variedade de funções, como cenógrafos; técnicos de iluminação; editores; fotógrafos; produtores; roteiristas; profissionais de sonorização e figurino, entre outros, e representa uma cadeia produtiva promissora para a economia criativa da cidade.
Toda a rede hidráulica da unidade já foi concluída, segundo o município. Atualmente, os operários e técnicos trabalham na instalação elétrica. O espaço será dividido em dois pavimentos e contará com um hall de entrada, salas de atendimento, área de estudo e sala para workshops. O equipamento será todo climatizado e terá placas solares para a captação de energia.
“A nova Plataforma Urbana Digital em Santa Bárbara representa uma entrega estratégica da nossa gestão, pois integra os pilares do desenvolvimento sustentável à realidade da cidade. Ela promove a aproximação da população com o universo tecnológico, conectando especialmente os moradores das periferias às oportunidades do mundo digital”, disse a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício.