Assinante
Após a eliminação nas semifinais do Campeonato Carioca, a torcida do Vasco teve um motivo para sorrir. Pela estreia no Campeonato Brasileiro, o Cruzmaltino derrotou o Santos por 2 x 1, de virada, em São Januário.
Esta foi a terceira vitória consecutiva do Gigante da Colina, em estreias no Nacional, desde o retorno do clube à Primeira Divisão, em 2023. Curiosamente, todas foram pelo mesmo placar.
Naquele ano, o triunfo aconteceu sobre o Atlético-MG, e em 2024, o adversário foi o Grêmio. Em 2021 e 2022, o Vasco disputou a Série B.
Apesar da felicidade pelos triunfos, o desempenho vascaíno deixou a desejar em 2023, quando o clube se livrou do rebaixamento na última rodada. No ano passado, a campanha não correu riscos de descenso, e o Gigante da Colina terminou no décimo lugar, com 50 pontos, a três da pré-Libertadores.
A última vez que o Cruzmaltino não estreou com vitória foi em 2020, quando empatou em 1 x 1 com o Palmeiras, em São Paulo. No ano anterior, foi a última derrota: 4 x 1 para o Athletico-PR.
Nos primeiros jogos em casa, em 2018, mais um triunfo por 2 x 1 sobre o Galo. Em 2015, o último compromisso sem resultado positivo em casa: 0 x 0 ante o Goiás. Já o último revés aconteceu em 2004, no 1 x 0 para o Criciúma.
O próximo duelo do Vasco, no Brasileiro, é contra o Corinthians, às 18h30 do sábado (5), na Neo Química Arena, em São Paulo. O Cruzmaltino tentará quebrar um tabu: desde 2012, o time não ganha nas duas primeiras rodadas do Nacional.