Imagem Principal
Imagem
Desabrigados do Morro do Bumba recebem título de propriedade
Conjunto Habitacional Viçoso Jardim também passou por reformas pela Prefeitura de Niterói
Desabrigados do Morro do Bumba recebem título de propriedade
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 11 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Sandro Félix se emocionou ao receber o título de propriedade. Foto: Claudio Fernandes

O faxineiro Sandro Gomes Félix conta as horas que faltam para receber, nesse sábado (12), a Certidão de Regularização Fundiária (CRF), documento que prova que ele é dono de um dos 180 apartamentos do Conjunto Habitacional Viçoso Jardim, na Zona Norte da cidade, construído em 2012 para assentar moradores de comunidades que perderam suas casas por conta das chuvas.

Sandro, assim como os vizinhos, não tinha nenhum comprovante de propriedade, situação que criava transtornos para as famílias. Agora, a espera finalmente vai terminar.

"Eu perdi minha casa no Morro do Céu e vim para cá apenas com a chave desse apartamento, que é a única prova que tenho da propriedade. Eu amo morar aqui, mas a gente não sabe o dia de amanhã. Se acontecesse algo comigo, minha família não teria nenhuma garantia.  Não poderia vender, fazer nada. Agora, teremos tranquilidade, podemos deixar o imóvel para nossos filhos no futuro", diz Sandro.

A Prefeitura de Niterói vai entregar de imediato 154 certificados. As outras 26 unidades estão em acompanhamento técnico pela Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária pois algumas se encontram com pendências jurídicas devido a processos de inventário, divórcio ou ausência de documentos essenciais dos proprietários.

Foto: Claudio Fernandes

"Esse é o reconhecimento da Prefeitura de um direito legítimo dos moradores. Além dos certificados, estamos entregando aos moradores do Conjunto Viçoso Jardim um condomínio revitalizado e muito mais bonito. É mais um espaço que passa a integrar o mapa das áreas plenamente regularizadas da cidade", declarou o prefeito Rodrigo Neves.

A requalificação do conjunto começou em janeiro. As obras incluíram recuperação dos revestimentos dos tetos, paredes e pisos; pintura das fachadas e halls de entrada; recuperação de grelhas de drenagem e casas de gás; substituição de portas; reforma dos muros e da quadra de esportes. O investimento foi de R$ 814 mil.

O pedreiro Edilberto Gil Gomes de Freitas é outro morador que vai receber o CRF. Ele conseguiu escapar com toda a família da tragédia no Morro do Bumba e foi um dos primeiros a ser reassentado no condomínio.

"Eu não vejo a hora de receber esse papel, porque não tem nada para dizer que isso é meu. Mas agora falta pouco. A gente já está vendo a reforma. Tá ficando lindo. Ajudou a levantar a autoestima dos moradores. Ver tudo assim, pintadinho, organizado. Quadra nova, aparelhos de ginástica. eu só tenho a agradecer ao prefeito por ter honrado a promessa de olhar pela gente", disse Edilberto.

Relacionadas