Imagem Principal
Imagem
Canal do Jardim Catarina recebe limpeza com escavadeira
Iniciativa do Inea acontece em vários pontos de São Gonçalo
Canal do Jardim Catarina recebe limpeza com escavadeira
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 17 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução

Uma escavadeira hidráulica do Programa Limpa Rio, coordenado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), está em operação nesta quarta-feira (16) no canal da Rua Olegário Nascimento, na divisa entre os bairros Jardim Catarina e Santa Luzia.

O programa tem como finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens de rios no Estado do Rio de Janeiro. Com a remoção de resíduos que dificultam o escoamento da água, busca-se facilitar o fluxo hídrico e reduzir o risco de alagamentos durante períodos de chuva.

A ação tem parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, e a limpeza neste trecho deve seguir pelos próximos meses, abrangendo cerca de mil metros de extensão. A estimativa é de que aproximadamente 10 mil metros cúbicos de sedimentos sejam removidos.

Além dessa intervenção, outras frentes de trabalho do Inea estão em andamento em rios localizados nos bairros de Neves, Salgueiro e Luiz Caçador. Em algumas dessas áreas, está sendo empregada uma máquina anfíbia, equipamento flutuante que permite a atuação tanto em terra quanto na água. O uso dessa tecnologia tem o objetivo de facilitar a retirada de sedimentos em locais com difícil acesso.

Desde outubro de 2024, a máquina anfíbia tem sido utilizada em trechos dos rios que deságuam na Baía de Guanabara, incluindo o Rio Marimbondo, o Rio Brandoas, o Canal José Pereira e, mais recentemente, o Rio Bomba. De acordo com dados divulgados, já foram removidos mais de 15 mil metros cúbicos de material desses cursos d’água.

Relacionadas