Assinante
Uma escavadeira hidráulica do Programa Limpa Rio, coordenado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), está em operação nesta quarta-feira (16) no canal da Rua Olegário Nascimento, na divisa entre os bairros Jardim Catarina e Santa Luzia.
O programa tem como finalidade a manutenção e limpeza dos leitos e margens de rios no Estado do Rio de Janeiro. Com a remoção de resíduos que dificultam o escoamento da água, busca-se facilitar o fluxo hídrico e reduzir o risco de alagamentos durante períodos de chuva.
A ação tem parceria com a Prefeitura de São Gonçalo, e a limpeza neste trecho deve seguir pelos próximos meses, abrangendo cerca de mil metros de extensão. A estimativa é de que aproximadamente 10 mil metros cúbicos de sedimentos sejam removidos.
Além dessa intervenção, outras frentes de trabalho do Inea estão em andamento em rios localizados nos bairros de Neves, Salgueiro e Luiz Caçador. Em algumas dessas áreas, está sendo empregada uma máquina anfíbia, equipamento flutuante que permite a atuação tanto em terra quanto na água. O uso dessa tecnologia tem o objetivo de facilitar a retirada de sedimentos em locais com difícil acesso.
Desde outubro de 2024, a máquina anfíbia tem sido utilizada em trechos dos rios que deságuam na Baía de Guanabara, incluindo o Rio Marimbondo, o Rio Brandoas, o Canal José Pereira e, mais recentemente, o Rio Bomba. De acordo com dados divulgados, já foram removidos mais de 15 mil metros cúbicos de material desses cursos d’água.