Assinante
O coração de uma criança, de apenas sete anos, foi captado para doação e transplante nesta quarta-feira (16) no Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo.
Este é o quarto coração captado no Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) este ano e o segundo em um espaço de um mês. Com a autorização de doação assinada pela família, uma força-tarefa foi montada para a captação e transporte do órgão no menor tempo possível. A equipe médica chegou até o hospital em um veículo do programa RJ Transplantes, enquanto uma equipe da Superintendência de Operações Aéreas (SOAer) organizava o transporte do coração através de uma de suas aeronaves até a unidade onde estava o receptor.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) organizou a logística de transporte do órgão no helicóptero da Superintendência de Operações Aéreas (Soaer) da Secretaria, após a decisão da família pela doação.
A captação ocorreu no centro cirúrgico do Centro de Trauma do HEAT e contou com apoio da equipe de anestesia, enfermagem e instrumentação da unidade. Em uma hora e meia de procedimento o pequeno coração pulsava na mão do médico. O órgão, então, foi embalado em uma solução de preservação para garantir sua viabilidade durante o transporte. A equipe também captou córneas e fígado.
A criança, uma menina de sete anos, foi transferida do Hospital Municipal Salgado Filho, no Rio de Janeiro, para o CTI do Hospital Estadual Alberto Torres em estado grave, no último dia 12 de julho, mas acabou falecendo. A família recebeu todo suporte das equipes médicas e todas as orientações e acolhimento da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (Cihdotts) do HEAT até a decisão pela doação do órgão da criança para transplante para que outra criança possa sobreviver. Segundo a assessoria do hospital, o transplante para a outra criança, que precisava do órgão já aconteceu e com sucesso.