Imagem Principal
Imagem
ABBR inaugura ginásio de reabilitação mais moderno do Rio de Janeiro
Associação Beneficente abre espaço destinado a fisioterapia com esteira antigravitacional, gamificação e mais novidades tecnológicas
ABBR inaugura ginásio de reabilitação mais moderno do Rio de Janeiro
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 24 de setembro de 2024FacebookTwitterInstagram
Novo ginásio amplia as possibilidades de tratamento e recuperação (Foto: Divulgação)

A Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) deu mais um passo importante no pioneirismo ao tratamento fisioterapêutico na cidade. A instituição, que completou 70 anos em agosto, inaugurou o novo ginásio de reabilitação, o mais moderno do Rio de Janeiro. 

O espaço oferece equipamentos que ampliam as possibilidades de tratamento e recuperação para pacientes com diferentes tipos de lesões e condições de mobilidade.

Uma das principais atrações do espaço é a esteira antigravitacional, desenvolvida por engenheiros da NASA para auxiliar no treinamento de astronautas. O equipamento consiste em uma esteira com uma “roupa” de Neoprene que se enche de ar, possibilitando até 80% da redução do peso corporal, diminuindo o esforço de atividades como caminhada e corridas.

O aparelho facilita a reabilitação de pacientes com lesões musculoesqueléticas, pós-operatórias, idosos e até mesmo atletas em recuperação. Além da esteira, o ginásio conta com outros equipamentos de ponta, como sistemas de gamificação para estimulação cognitiva e motora, pranchas ortostáticas e um treinador de marcha automatizado (Gait Trainer).

Outro destaque é o MOTOmed, um equipamento terapêutico usado para exercícios de mobilidade. Ele funciona como uma bicicleta ergométrica adaptada, que pode ser utilizada tanto para o movimento passivo (quando o próprio aparelho movimenta as pernas ou braços do paciente), quanto ativo (quando o paciente faz o esforço por conta própria).

Além dos apetrechos tecnológicos, a associação também revitalizou o espaço destinado a pilates e RPG (Reeducação de Postura Global), e incluiu um novo setor de reabilitação cardíaca, que conta com estudo e monitoramento de lesões em tempo reais. A massoterapia também ganhou um destaque, através da criação de uma nova área direcionada para a prática.

As novidades têm como principal objetivo oferecer um atendimento fisioterapêutico mais humanizado. Elas são destinadas tanto para os pacientes da rede pública (SUS) quanto particular.

Relacionadas