Imagem Principal
Imagem
A heroína Aida dos Santos
A heroína Aida dos Santos
Foto do autor João Gregório João Gregório
Por: João Gregório Data da Publicação: 23 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Foto: Reprodução/COB

Aida Menezes do Santos, nascida no dia 1º de março, em Niterói, é uma das grandes pioneiras do esporte olímpico feminino no Brasil, mesmo convivendo nesse ambiente tão desigual. Foi a única mulher brasileira a competir nas olimpíadas de Tóquio em 1964. Ela ficou em 4º lugar no salto em altura, apesar de uma estrutura bem abaixo da suas adversárias. Sua trajetória mostra sua luta contra os preconceitos no Brasil: tanto o racismo, quanto o machismo.

Aida teve a infância e a juventude marcadas por dificuldades sociais. Foi criada no Morro do Arroz, em Niterói, e conciliava estudos, trabalhos domésticos e treinos com muito esforço e determinação. Ela passava por tantas dificuldades que, nas Olimpíadas de Tóquio, competiu sem treinador e com uniforme improvisado. Apesar de todos esses obstáculos, a atleta alcançou um marco histórico, um inédito resultado para uma mulher brasileira. Essa conquista é a prova de que, quando há a união da força de vontade e do talento, não tem para ninguém, supera todas as barreiras sociais!

Após se aposentar, ela se formou em Pedagogia e Educação Física, atuou como professora e fundou uma instituição voltada à inclusão social por meio do esporte. Ao longo de sua vida, vem recebendo diversos prêmios e homenagens importantíssimas, como o Troféu Adhemar Ferreira da Silva. Foi em 2006 a conquista, e entrou para o Hall da fama do COB (Comitê Olímpico Brasileiro), em 2021.

É muito importante não deixar Aida dos Santos cair no esquecimento. Ela honrou a cidade Niterói, superou as barreiras dos preconceitos sociais, raciais e de gênero no Brasil. Sua trajetória representa não só seu desempenho como atleta, mas também como ativista e educadora. Valorizar figuras como Aida é muito importante na sociedade atual, em que boa parte é composta por pessoas racistas e misóginas que não prezam pela democracia.

Viva Aida dos Santos! Viva a igualdade social!

Resumo Clubes Cariocas:

BOTAFOGO: O Botafogo foi até Recife enfrentar o Sport e venceu por 1x0, gol de Cuiabano. Seu próximo jogo é contra o Corinthians, neste sábado (26), no Estádio Nilton Santos.

FLAMENGO: O rubro-negro fez bonito, venceu o Fluminense no clássico em partida que marcou a redenção de Pedro, autor do gol da vitória. Seu próximo compromisso é contra Bragantino, fora de casa.

FLUMINENSE: O Fluminense não vive uma boa fase. Teve sua 3ª derrota consecutiva contra o  Flamengo e ainda por cima vendeu o craque John Árias para o Wolverhamptom, time da Inglaterra.

VASCO DA GAMA: O Vasco também não está no seu melhor momento. Empatou com o Grêmio em São Januário. Sua próxima partida é contra o Internacional fora de casa.

Relacionadas