Imagem Principal
Imagem
PAINEL
PAINEL: 15 de julho de 2025
PAINEL
PAINEL: 15 de julho de 2025
Foto do autor Painel Painel
Por: Painel Data da Publicação: 15 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Complexo Boaventura. Foto: Reprodução

FILA ZERO NA SAÚDE

O programa Fila Zero na Saúde foi lançado em Niterói na segunda-feira, 14, considerado uma das prioridades da atual gestão municipal. A iniciativa, que utiliza o setor público e privado, vai reduzir as filas para exames de alta complexidade e consultas com especialistas, garantindo mais agilidade e dignidade no atendimento de quem mais precisa.

ANIVERSÁRIO DO CENTRAL

O Clube Central, localizado em frente a Praia de Icaraí, um dos mais tradicionais de Niterói, completa 105 anos na próxima sexta-feira, 18. Para celebrar a data, haverá, às 8h, hasteamento da Bandeira do Brasil, com participação da banda do Exército e benção ecumênica do arcebispo de Niterói, Don Alano Maria Pena e do pastor Fábio Damasceno. No mesmo dia, às 19h, tem sessão solene no salão nobre, em que algumas personalidades da cidade serão homenageadas.

O tradicional baile de gala, que reúne a nata do município, será no próximo dia 26, a partir das 21h.

À ESPERA

O ex-vereador de Niterói Paulo Eduardo Gomes (PSOL), sem mandato parlamentar desde 2009, após ter perdido eleição para prefeito em 2008, não espera ficar afastado da política por muito tempo. Está na expectativa de ser nomeado para um cargo na Câmara Municipal, pelo presidente da Casa, Milton Cal (União Brasil).

RENÚNCIA

Após ter assumido ter pedido ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que impusesse a tarifa de 50% aos produtos brasileiros, para forçar a aprovação do projeto da anistia no Congresso Nacional, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou na segunda-feira, 14, que não voltará ao Brasil agora e, que, embora lamente, abrirá mão do mandato parlamentar. Ele continuará morando nos EUA.

Eduardo disse ainda ter certeza de que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, irá prendê-lo, caso volte ao país.

AUDIÊNCIA ADIADA

Itaboraí adiou a audiência pública em que seria apresentado o Estudo de Impacto de Vizinhança referente à implantação de novas unidades operacionais da Petrobras. A reunião foi remarcada para o dia 6 de agosto, às 10h, na Estação Cidadania, no bairro Nova Cidade.

A audiência tratará dos impactos do projeto de implantação das unidades que serão instaladas no Complexo de Energias Boaventura. Elas fazem parte de um novo polo de produção de combustíveis e lubrificantes da Petrobras no município.

FUTURO DO EMPREENDEDORISMO

Empreendedores e pessoas que pretendem abrir um negócio têm um bom programa para a próxima semana. O Sebrae Rio Summit, que será realizado entre os dias 21 e 25 deste mês, das 10h às 17h. O evento, gratuito, vai acontecer no Centro de Convenções ExpoRio, na Cidade Nova, região central do Rio.

Entre os temas abordados, empreendedorismo feminino, a Geração Z, políticas públicas, cooperativismo e inteligência artificial.

DEPUTADO CASSADO

A 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio rejeitou na segunda-feira, 14, recurso do deputado estadual Marcos Müller (União Brasil), contra a decisão que cassou seu mandato na Alerj. No último dia 25, a justiça cassou a limiar que havia permitido que ele assumisse a cadeira no legislativo fluminense.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Müller teria nomeado assessores parlamentares no seu gabinete com o intuito de desviar verbas públicas, em prática conhecida como “rachadinha”. Tal acusação motivou a decisão, proferida em 2023, que o proibia de entrar na Alerj.

EXONERADOS

Após confirmar na semana passada a exoneração do secretário de Estado de Transportes, Washington Reis, o governador Cláudio Castro exonerou na segunda-feira, 14, a superintendente de Mobilidade Urbana, Fabiana Alves da Silva; o subsecretário executivo, Rodrigo Rabelo de Matos Silva e o chefe de gabinete, Rogério Sacchi, todos indicados por Reis. Ninguém foi nomeado para ocupar as funções.

CONVITE PARA VICE

Ainda inelegível, Washington Reis tem esperança de reverter a situação no Supremo Tribunal Federal e disputar o Governo do Estado em 2026. Tanto, que ele convidou o prefeito de Campos dos Goytacazes, Wladimir Garotinho, para ser vice em sua chapa. Esta contaria com apoio da família Bolsonaro, de quem Reis é bem próximo.

Outro convite feito a Wladimir Garotinho é para que ele se filie ao MDB. Hoje, ele está no Partido Progressistas (PP), que formou federação com o União Brasil, do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar.

FUTURO INDEFINIDO

Depois de saber que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria desistido de apoiar a candidatura de Rodrigo Bacellar ao Governo do Estado e a do governador Cláudio Castro (PL) ao Senado em 2026, o chefe do Executivo fluminense afirmou que poderá rever o projeto de se candidatar a senador e permanecer no Palácio Guanabara até o final do mandato.

O que pesa também são as divergências com Bacellar, que exonerou Washington Reis da Secretaria de Transportes, no último dia 03, quando era governador interino, sem consultá-lo.

VOTO COM ACESSIBILIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) tem meta de tornar as instalações do órgão no estado com 100% de acessibilidade motora até o final de 2027. No último dia 10, o presidente da instituição, desembargador Peterson Barroso Simão assinou carta de intenção com tal objetivo.

O documento prevê medidas a serem tomadas ainda este ano, como a instalação de piso e mapa táteis nas novas sedes do TRE. Também devem ser realizados, até final de 2025, parceria e cooperação junto ao Tribunal de Justiça do Rio para a cessão de imóveis acessíveis para ocupação ou adaptação dos já cedidos.

Relacionadas