Assinante
A segunda passagem de Gerson pelo Flamengo está próxima de chegar ao fim. Na manhã desta terça-feira (1º), o Zenit depositou o valor da multa rescisória do jogador na conta do Flamengo, deixando o caminho livre para as duas partes concluírem o acordo que vinha sendo especulado no último mês.
A informação foi publicada, primeiramente, pelo Globo Esporte. O pagamento da multa rescisória de 25 milhões de euros (aproximadamente R$ 160 milhões), à vista, foi feito logo após a eliminação do Flamengo na Copa do Mundo de Clubes, no primeiro dia da abertura da janela de transferências da Europa. Gerson retornou ao Brasil nesta terça (1º), junto com parte do elenco rubro-negro.
Segundo informações, Gerson e Zenit estão acertados há semanas, desde antes do Flamengo partir para os Estados Unidos para a disputa do Super Mundial, mas ambas as partes aguardavam o desfecho do torneio para concretizar o acordo. Inclusive, o capitão rubro-negro foi hostilizada no embarque da delegação, no ínicio de junho, após notícias da possível transferência.
Apesar do acordo bem encaminhado, o Zenit correu com o pagamento pois viu o Al-Nassr, da Arábia Saudita, time de Cristiano Ronaldo e Jorge Jesus, se interessar pelo jogador e sinalizar que também pagaria a multa à vista para o Flamengo.
Assim, a tendência é que Gerson assine com o Zenit nos próximos dias, encerrando sua segunda passagem pelo Flamengo. Vale lembrar que, neste ano, o jogador havia renovado seu contrato com o clube até 2030, mas pediu a redução da multa rescisória para 25 milhões de euros, valor que foi pago pelos russos.
A despedida de Gerson do Flamengo foi o jogo contra o Bayern, quando o clube foi eliminado da Copa do Mundo de Clubes, mas o camisa 8 marcou um gol.
Gerson chegou ao Flamengo em 2019, vindo da Itália, e rapidamente caiu nas graças da torcida. Apelidado de “Joker” (Coringa) por Jorge Jesus, o volante/meia foi parte crucial do time que foi campeão da Libertadores e do Brasileiro. O camisa 8 deixou o Rubro-Negro em 2021, vendido para o Olympique de Marseille, da França, em um momento em que o clube precisava fazer caixa devido a pandemia de Covid-19, mas retonrou em 2023.
Em 2024, Gerson se tornou o capitão do Flamengo, após a saída de Everton Ribeiro. Ele ostentou a braçadeira até seu último jogo pela equipe.
Agora, o Flamengo deve ir ao mercado em busca de reforços no meio de campo. A equipe já trouxe Jorginho, mas além de Gerson, Pulgar será desfalque, com uma fratura no pé. Muito se especulou a contratação de Jorge Carrascal, que está no Dínamo de Moscou.