Assinante
A classificação do São Gonçalo EC para o mata-mata da Série A2 do Campeonato Carioca ainda não foi confirmada, mas está cada vez mais perto de se concretizar. A equipe poderia ter carimbado o passaporte na nona rodada, mas o empate com o America adiou as celebrações. Agora, na penúltima rodada, o SGEC está a um empate de garantir uma vaga nas semifinais.
Em nove jogos na segunda divisão carioca, o São Gonçalo EC venceu cinco, empatou três e perdeu apenas um, somando 18 dos 27 pontos possíveis, três a mais que o segundo colocado, o Resende. Com duas rodadas para o fim, o “Çalo” tem seis pontos de vantagem para o Bangu, o quinto colocado e primeiro fora da zona de classificação.
Assim, com seis pontos de vantagem em dois jogos restantes, apenas um desastre tiraria o São Gonçalo EC do mata-mata. Vale destacar que o SGEC pode se classificar até com uma derrota na décima rodada, caso Bangu e Audax não vençam seus respectivos jogos. Não precisa dizer que uma vitória e um empate do “Çalo” também classifica a equipe, sem depender de ninguém.
A classificação pode vir neste sábado, 5 de julho, contra o Petrópolis, o antigo rival regional do São Gonçalo EC (antigo Gonçalense), às 14h45, no estádio de Los Lários.
Além disso, o São Gonçalo EC ainda pode garantir o título da Taça Santos Dumont, a primeira fase da Série A2, neste final de semana, até com um empate, a depender do resultado do Resende.
A única derrota do SGEC no torneio veio na terceira rodada do torneio, contra o Olaria, em um jogo que começou em um dia e acabou no outro. As equipes empatavam em 1 a 1 no primeiro tempo, mas, após um o choque, o goleiro Matheus, do Olaria, caiu desacordado no gramado e precisou ser levado de ambulância ao Hospital Getúlio Vargas, onde foi diagnosticada a concussão.
Por protocolo médico, o goleiro não pôde retornar à partida e, sem a ambulância no estádio, condição obrigatória para a continuidade do jogo, o árbitro decidiu pela paralisação definitiva aos 40 minutos do primeiro tempo. O duelo foi retomado no dia seguinte e Olaria se sagrou vencedor.
Segundo o regulamento da Série A2, os 12 clubes se enfrentam em turno único. Os quatro melhores avançam às semifinais, e o campeão conquista o acesso à elite do futebol carioca em 2026. Os dois últimos colocados são rebaixados para a Série B1.
No ano passado, o São Gonçalo EC conquistou a Série B1 do Campeonato Carioca e conseguiu o acesso para a segunda divisão do estadual do Rio de Janeiro. Já em 2025, a equipe quer a vaga na elite fluminense, que será disputada em 2026, e ter a chance de enfrentar os grandes do Rio, como Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.