Imagem Principal
Imagem
São Gonçalo resgata 279 animais silvestres em situação de risco
Entre as espécies estão os gambás, ouriços, corujas e entre outras
São Gonçalo resgata 279 animais silvestres em situação de risco
Foto do autor Redação Redação
Por: Redação Data da Publicação: 14 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
O gambá foi um dos animais resgatados - Foto: Divulgação/ Prefeitura de SG

A Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Área de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) das Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, divulgou seu relatório mensal referente ao mês de setembro. 

Ao todo, 279 animais em situação de risco foram resgatados por meio de operações da ASAS ou entregas voluntárias feitas pela comunidade. Entre as espécies atendidas estão os gambás, ouriços, corujas, urubus, saguis, beija-flores, bem-te-vis, rolinhas, jararacas, gaviões-carijós e pica-paus, todas essenciais para a manutenção do equilíbrio ecológico da Mata Atlântica na cidade.

Coruja - Foto: Divulgação/ Prefeitura de SG

“A presença de animais silvestres de vida livre na Mata Atlântica, como os que foram resgatados, é fundamental para a saúde deste bioma. Eles desempenham funções vitais, desde o controle de pragas até a polinização e dispersão de sementes. Proteger essas espécies é essencial para garantir a regeneração contínua dessa floresta e a manutenção dos seus serviços ambientais”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Afonso.

A atuação da ASAS, através da reabilitação e soltura de animais, não apenas fortalece as espécies locais, mas também ajuda a conscientizar a população sobre a importância de proteger a fauna e flora nativas. 

Jararaca - Foto: Divulgação/ Prefeitura de SG

A área desempenha um papel ativo no combate ao tráfico de animais silvestres e na promoção do respeito à vida natural, ressaltando a importância de um futuro sustentável tanto para a Mata Atlântica quanto para o município de São Gonçalo.

Vale lembrar que a unidade não recolhe animais domésticos vítimas de acidentes ou maus-tratos. A área de soltura recebe exclusivamente animais silvestres, especialmente de espécies nativas da Mata Atlântica que necessitam de resgate.

Contato para resgate de animais silvestres pela ASAS

Telefone da ASAS: (21) 2199-6336

Endereço: Rua Rigel Pacca Corrêa, Maria Paula (APA das Estâncias de Pendotiba)

Comando de Polícia Ambiental - Telefone: 0300 253 1177

Relacionadas