Assinante
A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo realizará ações de vacinação contra a gripe e o sarampo em dois locais nesta semana. No Shopping Partage, a vacinação ocorrerá entre os dias 16 e 18 de julho, das 10h às 16h. Já no Condomínio Sol da Enseada, localizado no bairro Vila Lage, a atividade está prevista para terça-feira, 15 de julho, das 9h às 16h. A imunização é destinada a todas as pessoas com mais de seis meses de idade, considerando o histórico vacinal individual.
Essas ações fazem parte de uma estratégia itinerante que tem como objetivo facilitar o acesso à vacinação para moradores que enfrentam dificuldades em se deslocar até unidades de saúde. Desde abril, essa iniciativa vem sendo realizada em locais com grande circulação de pessoas e em empresas. O Condomínio Sol da Enseada, por exemplo, tem mais de 2 mil moradores.
A vacina contra a gripe tem potencial para reduzir casos graves da doença, internações e óbitos, além de contribuir para a diminuição da circulação viral.
Pessoas com febre ou diagnosticadas com covid-19 devem aguardar a recuperação antes de se vacinar. Aqueles com histórico de reações alérgicas graves a doses anteriores não devem receber o imunizante. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade, carteira de vacinação (de adulto ou criança), cartão do SUS ou CPF.
No caso da gripe, a vacina ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra as variantes H1N1, H3N2 e uma cepa da Influenza B. Já a vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que também previne rubéola e caxumba, sendo indicada para pessoas de até 59 anos que ainda não foram imunizadas.
Além das ações itinerantes, as vacinas do Calendário Nacional de Imunização continuam disponíveis em 62 salas de vacinação distribuídas pelas unidades de saúde do município.
Algumas recomendações para prevenção da gripe incluem: manter a vacinação em dia, higienizar as mãos com frequência, utilizar lenços descartáveis, cobrir o rosto ao espirrar ou tossir, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, reduzir o contato com pessoas sintomáticas, evitar locais fechados e aglomerados, e não tocar o rosto com as mãos sujas.