Imagem Principal
Imagem
Águas de Niterói vai vistoriar estações com bicicletas elétricas
Iniciativa pode evitar a emissão de até 450 kg de CO2 por ano
Águas de Niterói vai vistoriar estações com bicicletas elétricas
Foto do autor Pedro Menezes Pedro Menezes
Por: Pedro Menezes Data da Publicação: 14 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram

A concessionária Águas de Niterói, responsável pelo abastecimento de água e pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Niterói, passou a utilizar bicicletas elétricas nas vistorias de Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs) no município.

Segundo a empresa, os novos equipamentos estão sendo empregados em dois trechos da cidade: na orla do Centro e Zona Sul, próximas à Baía de Guanabara, e na região da Lagoa de Piratininga.

Antes, esse tipo de monitoramento era feito com motocicletas. Com a adoção das bicicletas elétricas, a concessionária estima uma possível redução de até 450 kg de dióxido de carbono (CO2) por ano, além de diminuição na emissão de ruído e nos custos operacionais.

Publicações especializadas apontam que o uso de bicicletas pode ter impacto positivo na redução das emissões de gases do efeito estufa. Um estudo realizado no estado de Oregon, nos Estados Unidos, por exemplo, sugere que um ciclista pode deixar de emitir aproximadamente 225 kg de CO2 por ano.

Já uma pesquisa da revista científica Communications Earth and Environment, do Reino Unido, indica que, se o uso diário da bicicleta fosse adotado globalmente, a diminuição nas emissões poderia alcançar 700 milhões de toneladas de CO2 por ano.

 

Relacionadas