Assinante
Os alunos da Escola Municipal Professora Suzete Pereira Goettnauer, no bairro Areal, viveram uma manhã diferente e repleta de aprendizado com mais uma edição do projeto Ronda Musical, em Itaboraí. A ação é promovida pelo Grupamento Especial de Ronda Escolar (GERE), da Guarda Municipal, em parceria com a Banda Municipal Visconde de Itaborahy, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG).
Nesta unidade, a ação foi voltada para alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, e teve como objetivo promover a conscientização sobre o papel dos guardas municipais, ao mesmo tempo em que estimula o conhecimento musical de forma lúdica e interativa.
Durante a visita, os alunos puderam conhecer os instrumentos de sopro utilizados pela banda, como clarinete, flauta, saxofone e trombone, e se divertiram com um repertório voltado para o público infantil, incluindo canções como Fazendinha, do Mundo Bita, e Baby Shark.
O coordenador do GERE, guarda municipal Luiz Carlos, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento dos estudantes.
“O nosso intuito com o projeto Ronda Musical é levar a música como forma de conhecimento e proporcionar um dia de aprendizado para os alunos da rede municipal de ensino. Apresentamos a importância do trabalho dos guardas municipais e levamos a Banda da Guarda para promover um dia ainda mais especial com músicas e ensinamentos”, afirmou.
A diretora da unidade, Keila Cristina Fernandes, que aguardava com expectativa o retorno do projeto à escola, celebrou a parceria.
“A gente fica muito contente com a disponibilidade da guarda, da banda municipal, em vir aqui à nossa unidade, porque é incentivo aos nossos alunos, são exemplos para as nossas crianças. Eles têm feito um trabalho de parceria muito forte conosco e a gente só tem a agradecer ao município, agradecer à secretaria. E é muito gratificante para nós poder recebê-los”, declarou.
Além da Ronda Musical, o GERE desenvolve outros projetos voltados ao público escolar, como o Teatro de Fantoches, Condutores do Futuro e campanhas educativas sobre bullying e cidadania.