Assinante
A Rodovia Amaral Peixoto, que abrange as cidades de Niterói, Maricá, Rio das Ostras, Macaé, Araruama, São Gonçalo, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro D ´Aldeia e Casemiro de Abreu, é a vice-campeã de acidentes de moto em todo o estado em 2025, com 303 casos, só perdendo para a Avenida Brasil com o incrível número de 406 colisões. Os números vão do dia 1 de janeiro até 27 de março.
No caso da Amaral Peixoto, um homem de 38 anos, morreu após uma colisão de uma moto com um carro de passeio na altura de Tribobó, São Gonçalo. Na última semana, foram três vítimas fatais em acidentes na altura de Rio das Ostras.
Os dados, levantados com exclusividade pela reportagem de A TRIBUNA junto ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) apontam também que 72% dos acidentes de trânsito no estado em 2025, envolvem motos. O número total de acidentes no estado é de 17.211 até o momento da conclusão do levantamento e 12.401 com motos e isso envolve colisão, queda do veículo, capotagem, tombamento e atropelamento. E esse número toda hora precisa ser atualizado, já que a cada 10 minutos, acontece um novo acidente.
Pegando números passados, só em 2024 foram 33.702 colisões, 15.078 quedas de veículos e também 15.078 atropelamentos envolvendo motos em todo o estado do Rio.
Além da Avenida Brasil e da Amaral Peixoto, estão na lista dos acidentes de moto a Avenida das Américas com 301 acidentes, a Linha Vermelha com 132, a Avenida Lúcio Costa, na Barra da Tijuca com 81, Avenida Dom Hélder Câmara com 80, Linha Amarela com 77, Avenida Pastor Martin Luther King Jr com 73 e a Rodovia Presidente Dutra. Nesse levantamento a Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu, fica na 19 colocação com 55 colisões, número alto para o lugar.
Principais vítimas cada vez mais jovens
Homens com menos de 25 anos são as principais vítimas de acidentes de moto atendidas pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, no Centro da capital. Dados da unidade de saúde mostram que somente em 2025, foram 262 vítimas de acidentes de trânsito. Em média, 64% são vítimas de acidentes com motocicletas e 10% com bicicletas.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) informa que em janeiro e fevereiro de 2025, no Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, foram atendidas 898 vítimas de acidentes com moto. No Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói, foram atendidas 159 vítimas desses acidentes e no Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), 746 pessoas.