Assinante
Entrar
Cadastre-se
Os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e querem entrar em uma faculdade pública têm até às 23h59 desta terça-feira (21) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025. As inscrições para a seleção começaram na última sexta-feira (17) e diversas notas de cortes já foram divulgadas.
Com o encerramento das inscrições nesta terça (21), o resultado da chamada regular deve acontecer no próximo domingo, dia 26 de janeiro, com as matrículas se iniciando na segunda-feira (27), segundo o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O período de matrículas vai até o dia 31 de janeiro.
Para os atrasados que ainda buscam entrar no Sisu, a inscrição é gratuita e pode ser feita exclusivamente pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, no link https://acessounico.mec.gov.br/sisu.
Os não selecionados na chamada regular poderão manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro.
Todos os candidatos que participaram, fora da condição de treineiro, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e não zeraram a prova de redação podem se inscrever no Sisu e concorrer a vagas ofertadas em instituições públicas de ensino superior. Eles automaticamente são classificados de acordo com a média da nota do Enem nas vagas disponibilizadas em universidades e institutos federais.
O MEC reforça que, apesar das notas de cortes já terem sido divulgadas, essa nota deve ser utilizada pelos candidatos apenas como referência, não sendo uma garantia de seleção.
Na inscrição, o candidato deve escolher até duas opções de curso e confirmar. Automaticamente, o estudante será encaminhado para a tela “minha inscrição”, com todas as informações sobre opção de curso e classificação parcial.
Nesta edição, foram ofertadas 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. O maior número de vagas foi ofertado no estado de Minas Gerais (34.049), seguido do Rio de Janeiro, (28.424); Bahia 22.889) e Paraíba (21.268).
Desse total, mais de 68 mil são para o público-alvo do Pé-de-Meia Licenciaturas, iniciativa do novo programa Mais Professores para o Brasil, lançado pelo governo federal e direcionado a estudantes que queiram ingressar no curso de licenciatura.