Imagem Principal
Imagem
Praia de Icaraí será fechada para lazer
A partir do dia 27 deste mês, uma das faixas de trânsito será fechada todos os domingos para ampliar oferta de lazer
Praia de Icaraí será fechada para lazer
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 12 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Divulgação

A exemplo do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, os niteroienses vão ter uma via como área de lazer aos domingos. A pista da Praia de Icaraí no sentido São Francisco, no horário das 7h às 18h, ficará fechada, com atividades que incluem projetos para crianças e ações educativas. É o Projeto Orla, que começa a partir do próximo dia 27. 

A faixa do centro será reservada aos ciclistas e a que fica junto ao calçadão terá atividades para o público. Operadores de trânsito vão atuar orientando os motoristas e moradores. O projeto é realizado pela prefeitura, em uma atuação conjunta da Administração Regional de Icaraí, a Secretaria Executiva e a Coordenadoria Niterói de Bicicleta.

“Promover essa mudança na Praia de Icaraí é um sonho antigo que, finalmente, vamos tirar do papel. Icaraí é um cenário privilegiado que faz parte do dia a dia do niteroiense. Com mais espaço, esperamos que mais gente e mais projetos se interessem em adotar a praia. Dessa forma, ainda estimulamos práticas mais sustentáveis e impulsionamos o comércio local”, explicou o prefeito Rodrigo Neves.

O Orla Viva atende demanda antiga da população. A Praia de Icaraí é um dos pontos mais frequentados de Niterói. Além dos turistas, famílias, crianças, idosos, esportistas, ciclistas, mães e pais de pet fazem uso diário das areias e do calçadão. A praia também é um polo acessível para pessoas com deficiência.

O programa também vai contar com ativações para a população. O projeto Bike Anjo vai oferecer, através de inscrições prévias, aulas para pessoas com interesse em aprender a andar de bicicleta. Ao longo do dia, haverá uma “bicifeira”: junto de instituições e em barraquinhas, visando promover o uso da bike e a inclusão social através desse modal.

“A faixa exclusiva para bicicletas e a interdição de tráfego de carros garantem mais conforto para pedestres, corredores, ciclistas e famílias. A cidade precisa ser pensada para as pessoas e esse projeto é um exemplo concreto de como podemos democratizar o uso das ruas, valorizar a vida urbana e promover mais saúde, mobilidade e lazer para as famílias”, afirmou Raphael Costa, administrador regional de Icaraí.

Apostar na reinvenção de espaços idealizados para carros é um movimento que vem sendo adotado por cidades do mundo todo. A NitTrans também realizará uma ação educativa com o público. As atividades estarão concentradas no recuo da pista da praia na altura da rua Lopes Trovão.

Alterações no trânsito

A pista da Praia de Icaraí no sentido Centro permanecerá aberta normalmente ao trânsito. A Guarda Municipal também reforçará o efetivo durante o projeto.

O tráfego vindo do Ingá será direcionado para a rua Álvares de Azevedo. A circulação no sentido São Francisco volta a ser permitida na altura da rua Mariz e Barros, seguindo pela Estrada Fróes ou rua Joaquim Távora.  Não será permitido estacionar na quadra da rua Álvares de Azevedo até a rua Paulo Gustavo. A sinalização semafórica também será reprogramada nesses horários para atender ao fluxo com as modificações.

Relacionadas