Assinante
Entrar
Cadastre-se
Policiais do 7º BPM realizaram ações de combate ao crime organizado em São Gonçalo nesta segunda-feira (20). Uma delas foi no bairro Jardim Bom Retiro, onde retiraram 35 toneladas de barricadas na comunidade do Brejal.
De acordo com a Polícia Militar, foram removidos entulhos e manilhas, liberando o fluxo de pedestres e veículos.
A ação contou com agentes da equipe de demolição, que usaram uma retroescavadeira para transportar as barreiras físicas colocadas por traficantes de drogas nos acessos à favela.
Ao todo, segundo o comandante da unidade, o coronel Ângelo Barbosa Castro, foram desbloqueados sete pontos de seis ruas. São elas: Rua Martins Sarazate; Rua Francisco Menezes; Rua Laudelino Freire; Rua Cristóvão Sardinha; Rua Jose Serrado e Rua General Savari.
Bem próximo, no bairro Apollo II, agentes do Grupamento de Ações Táticas (GAT) realizaram uma operação para coibir e localizar elementos envolvidos em roubos a veículos e cargas na região da Rodovia BR 101 e RJ 104.
A ação começou por volta das 10h, na Estrada Velha de Guaxindibana, que fica na comunidade do Brejal. Quando passavam pelo acesso à comunidade da Viúva, os policiais se deparam com um homem portando uma bolsa.
Ao avistar as equipes, o suspeito tentou fugir, mas acabou sendo capturado. Durante revista, foram localizados 135 cápsulas de cocaína, 60 pedras de crack, 135 trouxinhas de maconha, um rádio transmissor e um aparelho celular.
O acusado foi conduzido até a 74ª DP (Alcântara), onde ficou detido e vai responder pelo crime de tráfico de drogas.
No final da tarde, por volta das 17h20, PMs realizavam patrulhamento no entorno da comunidade do Jardim Catarina para coibir os roubos de veículos na extensão da citada BR-101. Ao percorrer a Estrada Santa Luzia, na altura da Ambev, os agentes avistaram dois homens em uma moto, sendo que um deles, o garupa, carregava uma mochila e uma arma longa.
Durante a tentativa de abordagem, na rua Santa Luzia, os suspeitos atiraram contra os policiais e fugiram, dando início a um confronto armado. Os dois caíram da moto e fugiram para uma loja nas proximidade da comunidade, sendo que um deles foi baleado.
Logo em seguida ele foi encontrado portando uma carabina calibre .30 e levado para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat). A moto, uma Honda Tinta 125CC, cor azul, e uma grande quantidade de drogas também foram apreendidas. Quando os PMs saíam da comunidade, outros traficantes da comunidade atiraram.
De acordo com o comandante do batalhão de São Gonçalo unidade, o coronel Ângelo Barbosa Castro, as comunidades onde as ações foram realizadas são ligadas a facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Também nesta segunda-feira, policiais do batalhão de São Gonçalo realizaram uma operação de fiscalização de trânsito na avenida Professor Roberto Marinho, em Alcântara.
Com o nome de Operação Força Total, a ação tem o objetivo de reduzir os indicadores dos índices criminais e levar maior sensação de segurança para a população.
De acordo com a Polícia Militar, os ladrões utilizam as motocicletas como instrumento para a prática dos delitos, haja vista que o tipo de meio de transporte facilita a fuga dos infratores.
Ao todo, foram 53 motocicletas abordadas. Dessas, 14 apresentaram infrações e 12 foram removidas para o depósito, além de um veículo.