Imagem Principal
Imagem
Playoff pode definir adversário do Flamengo no Super Mundial; Entenda
León, do México, foi excluído do torneio e seu substituto ainda não foi definido
Playoff pode definir adversário do Flamengo no Super Mundial; Entenda
Foto do autor João Eduardo Dutra João Eduardo Dutra
Por: João Eduardo Dutra Data da Publicação: 01 de abril de 2025FacebookTwitterInstagram
Fonte: Reprodução/Instagram/Juventus

Faltam pouco mais de dois meses para o começo da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA, popularmente conhecido como Super Mundial, mas ainda restam dúvidas sobre os times que participarão do torneio. 31 das 32 equipes já estão definidas, restando uma vaga para a competição, justamente no grupo do Flamengo.

No dia 21 de março, a FIFA anunciou a exclusão do León, do México, da competição, abrindo uma vaga no Grupo D, que também tem o Flamengo. Porém, um substituto ainda não foi anunciado. Muitos acreditavam que a vaga iria para o Alajuelense, da Costa Rica, devido aos limites impostos pelo regulamento. Mas, se depender da FIFA, esse não será o caminho escolhido.

A FIFA está considerando realizar uma partida entre LAFC, dos Estados Unidos, e América do México, uma espécie de playoff, para definir o novo participante da Concacaf no torneio. A informação foi publicada primeiramente pelo jornalista argentino César Luis Merlo e confirmada por A TRIBUNA.

O LAFC participaria como vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf de 2023, torneio vencido pelo León e que lhe rendeu a vaga na Super Mundial, enquanto o América participaria como o time melhor classificado no ranking de confederações da Copa do Mundo de Clubes, pelo qual a qualificação também é determinada.

O vencedor do confronto se classificaria para o Grupo D do Super Mundial, a não ser que procedimentos legais digam ao contrário.

Vale lembrar que, por regulamento, nem LAFC, nem América do México poderiam participar do torneio. Isso porque a FIFA limita a participação dos países no Super Mundial em até dois times, com exceção aos campeões continentais.

Assim, Inter Miami e Seattle Sounders já representam os Estados Unidos e como o LAFC não foi campeão da Concachampions desde 2021, em tese, não poderia participar do torneio. O mesmo vale para o América, uma vez que Pachuca e Monterrey, do México, também já estão na competição e o clube não é um dos últimos campeões continentais.

Por isso que se acreditava que o Alajuelense, da Costa Rica, herdaria a vaga do León, uma vez que o clube costarriquenho era o melhor classificado no ranking da Concacaf que não é dos Estados Unidos (MLS) ou do México no momento da definição dos classificados.

O clube da Costa Rica, inclusive, foi o responsável por mover a ação judicial para a exclusão do León do Super Mundial, uma vez que ele e o Pachuca tem o mesmo dono, o que fere o regulamento.

Mesmo com a decisão da FIFA de excluir o León, o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) ainda vai julgar o recurso do clube mexicano no dia 23 de abril, data em que uma decisão final sobre o último membro do Grupo D deve ser tomada.

A FIFA não forneceu maiores explicações sobre o porquê do Alajuelense não ser considerado para a vaga em aberto, mesmo sendo o único que não fere o regulamento estabelecido pela própria entidade.

Além do Flamengo, o Grupo D do Super Mundial também conta com o Chelsea, da Inglaterra, e com o Esperánce, da Tunísia.

Confira a declaração de um porta-voz da FIFA sobre o assunto:

A FIFA pode confirmar que está considerando uma partida de playoff entre LAFC e Club América pelo direito de participar da Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, substituindo o Club León após a decisão do Comitê de Apelação da FIFA.

O LAFC participaria como vice-campeão do Club León na Liga dos Campeões da Concacaf de 2023, pela qual o Club León se classificou. O Club América participaria como o time mais bem classificado no ranking de confederações da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, pelo qual a qualificação também é determinada.

O vencedor do playoff se classificaria, a menos que procedimentos legais decidam o contrário.

Mais detalhes serão fornecidos no devido tempo.”

Relacionadas