Imagem Principal
Imagem
Piratininga terá arraiá voltado para a matemática
A festa julina é gratuita e dedicada às crianças da comunidade Lagoa de Piratininga. O evento promete ir além da tradição.
Piratininga terá arraiá voltado para a matemática
Foto do autor Leonardo Brito Leonardo Brito
Por: Leonardo Brito Data da Publicação: 22 de julho de 2025FacebookTwitterInstagram
Professora e crianças se preparam para o arraiá/Divulgação

Neste sábado (26) das 9h30 às 13h, o Centro Eco Cultural Sueli Pontes, que fica na Avenida Celso Kelly, 378, em Piratininga, Niterói, abre as portas para o "Arraiá Caixa Mágica". A iniciativa é do Instituto Beneficente Caixa Mágica com várias parcerias entre elas, está a "Casa da Matemática". A festa julina é gratuita e dedicada às crianças da comunidade Lagoa de Piratininga. O evento promete ir além da tradição. Com muita criatividade e comidas típicas, a programação do "Arraiá Caixa Mágica" está recheada de atrações capazes de despertar a atenção, o interesse e estimular o aprendizado da garotada.

A coordenadora do Instituto Beneficente Caixa Mágica, Leidemar Carias de Almeida, conta o que vai rolar durante a festa. "As crianças vão aproveitar a pescaria, o jogo boca do palhaço, a corrida do ovo na colher, por exemplo. Haverá também grafite, moda e beleza com penteados a caráter e pintura de rosto, tererê, musicalização infantil e para PCD. Inclusive, estamos aceitando doações de brindes como brinquedos básicos que tragam memória afetiva. Outra atração será a apresentação de uma quadrilha das antigas. Estamos solicitando doações para a mesa de lanches. Aceitamos bolo, doces típicos de festa julina, pipoca, refrigerantes e sucos. Uma recomendação importante é para que os pais das crianças levem a própria garrafinha ou copo para os seus filhos", destaca Leidemar Carias.  

 

Professora e crianças se preparam para o arraiá/Divulgação

A fundadora da Casa da Matemática, professora Márcia Queiroz conta que a proposta é levar para o "Arraiá Caixa Mágica" o projeto Casa da Matemática Itinerante, promovendo o movimento sem tela, o movimento de integração social, o movimento de novas conexões, através de recursos lúdicos do laboratório da instituição.

A professora de matemática Márcia Queiroz disse que vai levar para a festa julina do dia 26 o projeto Casa Itinerante, desenvolvido para transportar os recursos da Casa da Matemática para outros ambientes como, por exemplo, praias, escolas e centros culturais.

"O objetivo é mostrar que o estudo da matemática pode ser prazeroso, colorido e com movimento que vai além de fazer contas e decorar fórmulas", explica Márcia Queiroz. Ela desenvolveu o "MatMóvel", uma espécie "carrinho suporte" para transportar todo o material lúdico para a realização das atividades: Tangram, cubo-soma gigante, jogo da velha, ilusão de ótica, corrida matemática do saco, torre de hanói, paçoca, quadrilhas, quebra-cabeças e diversão matemática.

 

Professora  Márcia e crianças se preparam para o arraiá/Divulgação

Serviço:
Arraiá Caixa Mágica
Dia: 26 de julho
Local: Centro Eco Cultural Sueli Pontes
Endereço: Avenida Celso Kelly, 378, Piratininga, Niterói
Horário: 9h30 às 13h
@casadamatematicarj

Relacionadas