Imagem Principal
Imagem
Pesquisa do Senado traça posicionamento político do brasileiro
Levantamento mostra que maioria dos eleitores não é de esquerda, nem de direita
Pesquisa do Senado traça posicionamento político do brasileiro
Foto do autor A Tribuna A Tribuna
Por: A Tribuna Data da Publicação: 02 de outubro de 2024FacebookTwitterInstagram
Pesquisa foi realizada entre 5 e 28 de junho (Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL)

O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou a 21ª edição de sua pesquisa nacional, que tem série histórica aplicada desde 2008, tendo entrevistado mais de 55 mil cidadãos ao longo dos anos.

Esta edição do Panorama Político é a primeira a realizar estimativas também por unidade da Federação, reforçando a representação parlamentar federativa do Senado Federal.

A pesquisa foi realizada entre 5 e 28 de junho, quando foram entrevistados, por telefone, 21.808 cidadãos, em amostra representativa da população brasileira, ou seja, de quase 170 milhões de pessoas (169.840.184) com 16 anos ou mais.

O estudo sobre o perfil do eleitor, realizado em todos os barômetros do DataSenado desde 2008, tem por objetivo entender melhor as mudanças na opinião e no comportamento do brasileiro adulto e relacionar sua preferência ideológica com sua condição econômica, seu gênero, sua identidade racial e religiosa e seu nível de escolaridade, além de aferir sua opinião sobre assuntos diversos, como notícias falsas e urnas eletrônicas. 

A pesquisa mostra que 40% dos entrevistados afirmam não se considerar nem de esquerda, nem de direita e nem de centro. Outros 11% declararam se considerar de centro. A soma desses dois segmentos representa a maioria dos eleitores brasileiros (51%). 

A pesquisa mostra que as cinco unidades da federação com maior número de eleitores de direita são Rondônia, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná e Roraima. Já os estados com mais eleitores que se consideram de esquerda são Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Mato Grosso do Sul.

O Rio de Janeiro tem 16% de eleitores de esquerda, 22% de direita, 13% de centro, 43% para nenhuma das anteriores e 7% não sabem ou preferem não responder.

A pesquisa avalia a opinião dos brasileiros para indicar prioridades para a atuação parlamentar e quantificar percepções em relação à democracia brasileira; ao desempenho do parlamento; e aos principais temas em debate no país, inclusive aqueles que se inserem no contexto de eleições, como a identificação ideológica do eleitor.

A íntegra do levantamento pode ser vista neste link.

Relacionadas