Assinante
Entrar
Cadastre-se
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro convida a categoria a participar do Fórum da Memória do Jornalismo Fluminense. O evento - que contará com uma palestra do jornalista Vinícius Martins - será na terça-feira (12), às 17h, no Solar do Jambeiro: Rua Presidente Domiciano, 195, Ingá, na Zona Sul de Niterói.
MEGALOMANIA
O prefeito eleito Washington Quaquá (PT) quer levar os nomes de Maricá para os ares. Literalmente. Ele se encontrou, nesta sexta-feira (8), com o comandante-geral da Aeronáutica,
tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, para articular a implantação de uma indústria de construção de aeronaves e uma base de lançamento de foguetes.
MAIOR FAVELA DO BRASIL
Com mais de 72 mil moradores, a comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio, é a maior favela do país. A constatação faz parte de um suplemento do Censo 2022, divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento demográfico identificou no
país 16.390.815 habitantes em 12.348 favelas, distribuídas por 656 municípios.
INCENTIVO À CULTURA
Entre janeiro e outubro deste ano, a Lei Estadual de Incentivo à Cultura foi responsável pela injeção de R$ 175 milhões na economia fluminense. A expectativa é que o valor supere o ano de 2023, quando foram investidos R$ 177 milhões, através do mecanismo de fomento. E, para ultrapassar esta marca, produtores e empresas do ramo cultural têm até o dia 30 de novembro, data de fechamento do sistema Desenvolve Cultura, para inscrever seus projetos e buscar a captação de recursos.
PAPAI NOEL DOS CORREIOS
Foi lançada, na última quinta (7), a Campanha Papai Noel dos Correios 2024 no Rio de Janeiro. O evento, que abriu o período de adoção de cartinhas em todo o estado, foi realizado no edifício-sede da empresa, na Cidade Nova, na capital fluminense. Além do Papai Noel, da mascote Carteirita e do Carteirito, participaram da cerimônia o superintendente estadual dos Correios no Rio de Janeiro, José Oliveira, e a coordenadora de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação do
Rio de Janeiro, Alessandra Santos.
ARTICULAÇÃO
Prefeito eleito de Piraí, o ex-governador do estado, Luiz Fernando Pezão (MDB), já está tomando iniciativas em prol de sua cidade. Ele esteve, nesta sexta-feira (8), com o presidente da Light, Alexandre Nogueira Ferreira, articulando o comodato para a prefeitura administrar o Campo do Lajes e o cassino da Light, em Ribeirão das Lajes. Pezão também conseguiu incentivo de ICMS para que a concessionária faça a reforma dos dois locais.
INOVAÇÃO EM SAÚDE
Entre quarta (6) e esta sexta-feira (8), o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), da UFF, participou do Fis Week. Considerado o maior evento de inovação, empreendedorismo e tendências da saúde da América Latina, o evento ocorreu no Expo Mag, no centro do Rio. Vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Huap está pela primeira vez com um estande, apresentando iniciativas de inovação desenvolvidas no hospital.
NOVO MARÇAL
A tendência de lançar influenciadores digitais à política está em alta no Brasil. No estado do Rio, segmentos da extrema-direita vêm tentando emplacar o nome do médico e 'influencer' Italo Marsili. Com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram, rede social onde dá dicas de capacitação profissional e lições de vida, o profissional já vem sendo chamado de "Marçal do Rio".
MUDANÇAS
Após o G20, a tendência é que o governador Cláudio Castro (PL) realize uma ampla reforma em seu secretariado. Um dos nomes mais cotados é o do ex-vereador do Rio Alexandre Isquierdo (PL), na Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável. A ver.
FURNA DA ONÇA
O processo do deputado estadual André Corrêa (União), no âmbito da Operação Furna da Onça, começou a ser julgado, no TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Rio). O desembargador - e relator - Peterson Barroso Simão leu o seu voto, indicando que as acusações seriam improcedentes. O julgamento foi interrompido por um pedido de vista de um dos magistrados. Presidente da Comissão de Orçamento da Alerj, o parlamentar é também cotado para ser líder do governo Cláudio Castro (PL) na casa.