Assinante
Entrar
Cadastre-se
PADILHA NA FLIM
O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, estará nesta sexta (8) na Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), junto com o prefeito Fabiano Horta (PT). Em sua 9ª edição, este ano, o evento homenageia o escritor e cartunista Ziraldo e conta com debates, palestras e atividades que celebram a cultura brasileira. O ministro visitará as tendas da FLIM, FLIMzinha (dedicada à literatura infantil) e Imersão com História de Maricá.
MEMÓRIAS DO CLUBE CENTRAL
Uma viagem ao passado. Está em cartaz, no Clube Central (CC), em Icaraí, Zona Sul de Niterói, a exposição 'Carlos Ruas, o fotógrafo'. Trata-se de uma homenagem a ele, que manteve viva a memória do CC. O celebrado profissional selecionou mais de 40 imagens das famílias tradicionais e marcas que passaram pelo glorioso passado do clube e da cidade.
DANÇA DAS CADEIRAS NO ESTADO
O governador Cláudio Castro (PL) nem ligou para os protestos da comunidade científica e nomeou, nesta quinta-feira (7), o ex-deputado federal, ex-secretário de Educação e candidato - bolsonarista - derrotado à Prefeitura de Itaguaí, Alexandre Valle, à Presidência da Fundação de Apoio à Escola Técnica. Ele substitui a pedagoga e dentista Caroline Alves, que assume a Presidência da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa, no lugar do - já exonerado - Jerson Lima.
É O FIM DA PICADA?
Dados do Ministério da Saúde mostram que pelo menos 202.324 notificações de acidentes com escorpiões foram registradas no país, ao longo do ano passado – 20.243 a mais que o total registrado no ano anterior. Esta é a primeira vez que o total de notificações passa de 200 mil. O número de mortes provocado por picadas de escorpião também aumentou, passando de 92 em 2022 para 134, no ano passado. As mortes provocadas por acidentes com escorpião ultrapassaram até mesmo os óbitos causados por picadas de serpente que, no ano passado, totalizaram 133.
BRASIL REDUZ EMISSÕES DE GASES
O Brasil reduziu em 12% as emissões de gás carbônico equivalente (GtCO2e) em 2023, em relação ao ano anterior, conforme divulgou, nesta quinta-feira (7), o Observatório do Clima. No ano passado, o país emitiu 2,3 bilhões de toneladas de gases do efeito estufa, enquanto que, em 2022, foram emitidas 2,6 bilhões de toneladas. Segundo o observatório, essa é a maior queda percentual nas emissões desde 2009, quando o país registrou a menor emissão da série histórica iniciada em 1990 (1,77 bilhão de GtCO2e).
CIRCO VOADOR: PATRIMÔNIO HISTÓRICO
O Circo Voador, na Lapa, será Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. É o que prevê o Projeto de Lei da deputada Verônica Lima (PT), que a Alerj aprovou, em segunda discussão, nesta quinta-feira (7). A medida segue para o governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la. Na justificativa do projeto, a autora destaca que o Circo Voador é um espaço cultural icônico do país, que foi palco de apresentações de artistas como Barão Vermelho, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros. “Para mim, é uma honra aprovar o projeto que transforma o Circo Voador em patrimônio cultural e imaterial do Estado do Rio de Janeiro, esse que é um equipamento muito importante para as manifestações culturais, populares e políticas, em defesa da democracia no Estado do Rio de Janeiro. Esse é, certamente, um equipamento histórico e de referência”, sublinhou Verônica Lima.
TECNOLOGIA SOCIAL
Voltado à formação complementar, os alunos do Aprendiz Musical encerrarão o Projeto Decola, na próxima quinta-feira (14). Na ocasião, os "Jovens Protagonistas" apresentarão trabalhos de conclusão de curso, revelando os aprendizados obtidos ao longo do Decola, que os ensinou sobre empreendedorismo e desenvolvimento de ideias que impactam a vida deles e de suas respectivas comunidades, através da música. O evento será na Casa Aprendiz Musical Professor Aníbel Bragança: Rua Antônio Silva, 42, Fonseca, Zona Norte de Niterói.
ARTE DO ENCONTRO
O Festival Arte do Encontro promete trazer, para o Horto do Fonseca, muitos shows e brincadeiras para toda a família da Zona Norte de Niterói, neste sábado (9) e domingo (10), a partir das 9h. O evento será realizado apenas com artistas da cidade. Simultaneamente, acontece a segunda edição da exposição Avant-Garde Saravá, da renomada fotógrafa Renata Xavier, que propõe um passeio pelos 100 anos de cultura e sociedade brasileira. Patrocinada pela Secretaria das Culturas de Niterói - através do edital Fomentão -, a atividade é gratuita.
CONSCIENTIZAÇÃO
A Ilha da Conceição, na região Central da cidade, vai receber sua 1ª Feira de Ciências, no dia 9 de novembro, a partir das 9h, na área de lazer e quadra poliesportiva da Administração Regional. Com o tema "Preservação e Cuidados com o Meio Ambiente", o evento, organizado pela Prefeitura de Niterói, é uma oportunidade para que a comunidade conheça as soluções inovadoras desenvolvidas pelos estudantes para enfrentar os desafios ambientais atuais.
MAIS DIREITOS
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) realizou, nesta quarta-feira (6), um café da manhã com parlamentares e representantes da sociedade civil, no Salão Nobre do bloco K da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Além do detalhamento das ações do Novembro Negro, o momento promoveu articulação para o Projeto de Lei de Cotas no serviço público, que está em tramitação na Câmara dos Deputados. Na ocasião, também foram apresentados a Cartilha e o Manual de Emendas Parlamentares do MIR, ferramentas que orientam a elaboração e o acompanhamento de emendas voltadas à promoção da igualdade racial.
'O CANDIDATO SOU EU'
Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (7), o ex-presidente Jair Bolsonaro reforçou que deseja concorrer à Presidência, em 2026. Inelegível - por decisão do TSE, em dois processos -, ele não citou nomes para possíveis substitutos. "Se lá na frente tiver um problema, se eu infartar hoje, morrer hoje, vão buscar alguém parecido comigo", ressaltou, ao reforçar a tese de que o candidato é ele mesmo. Os aliados no Congresso Nacional ainda lutam por anistia.