Assinante
Entrar
Cadastre-se
A Câmara Municipal de Maricá realizará, no dia 12 de novembro, terça-feira, uma audiência pública para debater o plano diretor da cidade. O evento começará às 10h, no auditório do Campus da Educação Pública Transformadora Leonel de Moura Brizola: na Avenida Jardel Filho (Antiga Av. Dois), no Jardim Atlântico. Uma das reclamações da população se refere à construção de prédios em Itaocaia Valley.
PRESERVAÇÃO
O desmatamento na Amazônia Legal, no período de agosto de 2023 a julho de 2024, alcançou 6.288 quilômetros quadrados (km²), valor que representa uma redução de 30,6% em relação ao ano anterior (2022/2023), informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quarta-feira (6). Os dados são do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes), sistema mantido pelo Inpe que faz uma apuração anual da supressão florestal nos nove estados que compõem a Amazônia Legal.
JUROS ALTOS
A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de acelerar o aumento da Taxa Selic, juros básicos da economia, recebeu críticas do setor produtivo. Na avaliação deles, a elevação da taxa para 11,25% ao ano ameaça a recuperação da economia, especialmente quando os Estados Unidos começaram a cortar os juros. A classe política e, principalmente, aliados de Lula criticaram o posicionamento da equipe econômica capitaniada, por enquanto, por Roberto Campos Neto.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
A Enel destinará cerca de R$ 3,5 milhões para financiar a implementação de cinco iniciativas selecionadas na Chamada Pública de Projetos (CPP 2023), financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica. Dos cinco projetos selecionados, três são voltados para a iluminação pública, nas cidades de Cabo Frio, Italva e Itaocara, enquanto os outros dois atenderão à área de saúde, nos municípios de Petrópolis e Cantagalo.
INOVAÇÃO
No terceiro dia da Jornada G20, evento promovido pelo Fórum da Alerj, especialistas debateram nesta quarta-feira (6) inovação social e soluções comunitárias nas periferias. O empreendedorismo nas favelas foi apontado como uma importante alternativa dos moradores para o crescimento profissional.
DIA TENSO
Diferentemente do tom utilizado por Lula, que parabenizou Donald Trump pela vitória eleitoral, nesta quarta-feira (6), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad ressaltou a apreensão global, decorrente da volta de Trump à Presidência dos Estados Unidos. "O dia amanheceu, no mundo, mais tenso, em função do que foi dito na campanha", sublinhou Haddad, destacando a apreensão nos mercados emergentes e nos países endividados, ao redor do mundo.
QUAQUÁ CHAMA VEREADORES
O prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, vai chamar quatro dos sete vereadores eleitos pelo PT para compor o seu secretariado. São eles: André Casquinha (Transportes e Postura), Helter Ferreira (Meio Ambiente e Sustentabilidade) Filipe Bittencourt (Esportes) e Jorge Castor (Relações Internacionais). Além do suplente Robgol (Bem Estar Animal). A apresentação oficial será na próxima segunda-feira, 11, em uma entrevista coletiva. No lugar dos titulares, os suplentes deles vão assumir os mandatos na Câmara: Igor Corrêa, Andréa Cunha, Kelly Bernardos e Chris Correa. Da bancada do PDT, vai chamar Danilo Santos (Defesa Civil), que abrirá vaga para o suplente Júlio Carolino. Do PSD, Quaquá vai escalar Bambam para ser secretário de Habitação e Marcinho da Construção (Trânsito) e Rony Peterson (Eventos).
DIREITA BRASILEIRA FESTEJA TRUMP
Líderes da direita no estado do Rio de Janeiro festejaram a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos, em suas redes sociais. O governador Cláudio Castro afirmou que “o resultado representa uma escolha democrática e reafirma a importância da vontade popular na condução dos rumos de uma nação”. E acrescentou: “Que essa nova fase seja pautada pelo diálogo e pela cooperação internacional”. O deputado federal Carlos Jordy (PL), candidato derrotado a prefeito de Niterói, também festejou: “Congratulações e agradecimentos aos americanos. Agora podemos dormir felizes e tranquilos!”.
PARQUE TERMELÉTRICO
O prefeito reeleito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, se reuniu nesta quarta-feira, 06, com uma equipe da Petrobras para discutir o projeto do Parque Termelétrico no Complexo de Energiass Boaventura (antigo Comperj). O objetivo foi um alinhamento com a estatal para mais investimentos na cidade. “Esse investimento tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e ambiental da nossa cidade. Além disso, o projeto vai gerar renda e oportunidades de emprego para nossa população!”, contou o chefe do Executivo. Um leilão está programado para ser realizado até o fim do ano e com esse dinheiro, a prefeitura vai impulsionar a economia local, além de programas sociais e ambientais.
ORÇAMENTO DE SÃO GONÇALO
A proposta da Lei Orçamentária Anual de São Gonçalo (LOA) de 2025, em tramitação na Câmara Municipal, recebeu até o momento 11 emendas dos vereadores, sendo 5 de Romário Régis (PSB), 5 de Priscila Canedo (PT), e uma de Diney Marins (Podemos). Segundo o texto da LOA, a receita prevista para o próximo ano é de R$ 2,4 bilhões. Foram apresentadas ainda cinco emendas para a proposta do Plano Plurianual 2024-2027, todas de Romário Régis. As duas propostas deverão ser votadas até 15 de dezembro, antes do recesso parlamentar de fim de ano.
JORNADA G-20
Desde a última segunda-feira, 04, o Fórum da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro promove a Jornada G20. Nesta quarta-feira, 06, especialistas debateram inovação social e soluções comunitárias nas periferias. Eles apontaram o empreendedorismo nas favelas como importante alternativa dos moradores para o desenvolvimento profissional. Segundo eles, as novas tecnologias têm dado mais oportunidades aos moradores, mas, estes não são capazes de alterar os desafios e preconceitos vividos por essas pessoas no dia a dia.