Assinante
Entrar
Cadastre-se
Divergências ideológicas não são páreo para as políticas públicas voltadas à acessibilidade do estado. Os deputados Carlos Minc (PSB) e Fred Pacheco (Mobiliza) apresentaram um projeto
conjunto para a criação do Programa Estadual Delegacia Acessível: o objetivo é fazer com que
policiais civis estejam aptos ao adequado atendimento ao público PCD, garantindo, assim, mais acessibilidade nas delegacias.
LETRAMENTO RACIAL
Desde que iniciou na última sexta, a 9ª Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) já reuniu mais de 30 mil pessoas numa programação diversa que abarca debates, shows, exposição, atividades para crianças e lançamentos de livros. Especialista em letramento racial e literatura afrocentrada, Vanessa Andrade está presente pelo quarto ano consecutivo como autora. Mas este ano, a novidade vem em dose dupla: os livros infantis Sorriso Aberto (Literando) e O Caderno de Receitas de Piiê (Proverbo) estão sendo lançados no evento. Além desses, Vanessa levou seus títulos já conhecidos: Irmãozinho IrmãoZão, O Presente Perfeito de Gimbya e Rainhas Negras: Nossa Verdade.
FAPERJ EM PAUTA
A Comissão de Ciência e Tecnologia da Alerj realizou audiência pública com servidores e representantes de lideranças acadêmicas e científicas para discutir os desafios e as expectativas em relação ao futuro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Durante a reunião, na última sexta (1º), no Plenário do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento, a presidente do colegiado, Elika Takimoto (PT) anunciou que solicitará uma reunião com o governador Cláudio
Castro (PL) para debater as preocupações dos servidores e alunos, como o reajuste anual das bolsas para pesquisadores e a manutenção dos projetos existentes. Além disso, a Comissão propôs a criação de um espaço permanente de diálogo sobre a Faperj, com o objetivo de alinhar as expectativas e demandas do setor com o Estado.
RESIDÊNCIA MÉDICA
O Conselho Federal de Medicina ingressou com uma ação civil pública contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares por causa da reserva de 30% das vagas (cotas) para grupos populacionais vulnerabilizados - como pessoas com deficiência, indígenas, negros e residentes em quilombos - na distribuição de vagas dos aprovados no Exame Nacional de Residência (Enare). A ação corre na 3ª Vara Cível de Brasília, no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.
DENÚNCIA
Acusado de crimes licitatórios e associação criminosa, o ex-secretário Municipal de Obras, Habitação e Serviços Públicos de Casimiro de Abreu, Alfredo Santos Reis Matheus - e outras três pessoas - foram denunciados pelo MPRJ. Segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado), o grupo promoveu contratação direta e a prorrogação de serviços - emergenciais - com dispensa de licitação, para uma empresa de iluminação pública na cidade.
POLÍTICA DE ALFABETIZAÇÃO
O Estado do Rio de Janeiro passou a ter uma política de alfabetização. O governador Cláudio Castro assinou decreto, que foi publicado no Diário Oficial do Poder Executivo nesta segunda-feira, 04. Ela vai funcionar através de regime de colaboração com os municípios. Visa garantir que todas as crianças do território fluminense estejam alfabetizadas no final do segundo ano do Ensino Fundamental. Serão oferecidas ações formativas aos professores alfabetizadores, às equipes técnico-pedagógicas e às gestoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Contará com recursos da União.
TRANSIÇÃO EM NITERÓI
O prefeito eleito, Rodrigo Neves, em reunião com o atual chefe do Executivo, Axel Grael, definiu o começo dos trabalhos da transição para a segunda quinzena deste mês. “E já preparar o plano de ação dos 100 primeiros dias de governo. As equipes vão trabalhar por algumas semanas na CDL Niterói, que cordialmente cedeu um andar da sua sede para o governo de transição” disse o pedetista, acrescentando que vai descansar por alguns dias.
MEA CULPA DE DÓRIA
O ex-governador de São Paulo, que chegou a ser pré-candidato do PSDB a presidente, desistindo na última hora devido a mau desempenho nas pesquisas, desde que entrou para a política, em 2016, criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, reconheceu que errou e pede desculpas. Escreveu uma carta ao Chefe da Nação desculpando-se, que chegou ao petista através do vice-presidente Geraldo Alckmin, com quem reatou relações em dezembro de 2023. Segundo fontes ligadas a Lula, este leu a carta e aceitou a desculpas, dizendo já ter vivido muito para não perdoar o ex-adversário. Mas, que não seria amigo dele. Dória hoje está afastado da politica e retomou a carreira de empresário.
TRANSFUSÕES DE SANGUE
O Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Justiça que obrigue a União a implementar tratamentos alternativos a transfusões de sangue nas unidades federais de saúde do Rio de Janeiro. A ação civil pública foi movida para assegurar que hospitais federais ofereçam opções seguras para pacientes que recusam transfusões por motivos religiosos, como as Testemunhas de Jeová. O MPF pede que a União atualize os protocolos de saúde para garantir alternativas às transfusões no SUS, incluindo a criação de termos de consentimento específicos e o treinamento de profissionais de saúde.
GLOBAIS EM MARICÁ
Depois de confirmar que o ator José de Abreu vai assumir a direção de projetos de artes cênicas e audiovisuais em Maricá, o prefeito eleito, Washington Quaquá, convidou o também ator Antônio Grassi (com participação em várias produções da TV Globo), para presidir a empresa de cultura e turismo do município. O petista quer tornar a cidade um polo cultural no país.
OBRAS NA BR-101 A PARTIR DE HOJE
A Arteris Fluminense, concessionária que administra o trecho do Rio de Janeiro na BR-101, informa que realizará obras de manutenção na rodovia, a partir desta terça-feira (5).
As frentes de trabalho se concentrarão nas regiões de Itaboraí e São Gonçalo, e Campos dos Goytacazes. Entre os trabalhos realizados, estão o reparo no sistema de drenagem; limpeza de barreira de concreto; e a recuperação de defensa metálica (guard-rail).
Por conta disso, os motoristas devem obedecer à sinalização indicativa, instalada na rodovia, e reduzir a velocidade nos trechos em obras, mantendo sempre distância de segurança do veículo à frente para evitar colisões.