Assinante
Entrar
Cadastre-se
ANEEL irá fiscalizar a Enel
Após o prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói anunciarem uma ação judicial contra a Enel devido à falta de energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que irá fiscalizar a empresa. A fiscalização tem como objetivo investigar as causas das interrupções e avaliar as medidas emergenciais tomadas pela concessionária.
Segundo a ANEEL, a fiscalização irá verificar as ações adotadas pela empresa para minimizar os impactos aos consumidores, a duração das interrupções e o desempenho na recuperação do serviço, conforme as normas e contratos de concessão estabelecidos pela agência.
Brasil no Top-5 de países com maior proporção de área protegida
O Brasil está entre os cinco países do G20 com as maiores iniciativas de proteção ambiental, abrangendo amplas áreas de seus territórios, tanto terrestres quanto marinhos. A informação foi revelada no novo volume da coleção de estudos 'Criando Sinergias entre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o G20', publicado nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O país ocupa essa posição pela primeira vez desde 2008, quando foi estabelecido o formato atual do G20, composto pelas 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e, mais recentemente, da União Africana.
Expectativa para o G20 na rede hoteleira
A Associação Brasileira de Hotéis (ABIH-RJ) divulgou a ocupação hoteleira para o feriadão de novembro. Na cidade do Rio, a ocupação média é de 80,09% entre 15 e 20 de novembro, período que abrange o feriado da Proclamação da República, a reunião do G20 e o Dia da Consciência Negra. No interior do estado, a taxa média é de 87,80%.
Em destaque na capital estão as regiões de Ipanema/Leblon, com 90,70% de ocupação, Leme/Copacabana (88,17%) e o Centro (78,82%). Os hotéis cinco estrelas que receberão comitivas estrangeiras para o G20 têm ocupação acima de 95%. De 15 a 17 de novembro, a média de ocupação na cidade é de 91,60%.
No interior, as maiores taxas são Arraial do Cabo (98,20%), Miguel Pereira (96,80%), Petrópolis (92,30%), Vassouras (91,10%) e Angra dos Reis (90,10%).
Governo autoriza 319 vagas efetivas para o Ministério da Saúde
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou, no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14), duas portarias com autorizações para o preenchimento de 619 vagas para o Ministério da Saúde (MS). A Portaria MGI n° 7.780 autoriza a realização de concurso público para o provimento de 319 cargos no quadro de pessoal do MS. Já a Portaria Conjunta MGI/MS n° 97 autoriza a contratação de 300 pessoas para atender necessidade temporária de excepcional interesse público. O MS, que é o responsável pela realização do concurso público (vagas efetivas) e do processo seletivo simplificado (contratações temporárias), tem o prazo de seis meses para a publicação dos editais. No caso do concurso público, o prazo mínimo entre o edital e a primeira prova do certame é de dois meses, enquanto o provimento dos cargos, após homologação do resultado final do concurso, fica condicionado à adequação orçamentária e financeira.
Posto digital do DETRAN-RJ amplia oferta de serviços
Sócios e representantes legais de empresas agora podem obter documentos dos veículos registrados em nome das pessoas jurídicas ou fazer consultas por meio do Posto Digital do DETRAN-RJ. O dirigente de empresa já pode decidir se quer acessar o Posto Digital pelo site do DETRAN (www.detran.rj.gov.br) como pessoa física ou pelo CNPJ. Para consultar informações sobre os veículos da empresa, no entanto, o sócio ou representante legal precisará primeiro vincular o CNPJ à sua conta no portal Gov.br, do Governo Federal. É necessário que o empresário tenha seu vínculo com a empresa reconhecido pelo sistema da Receita Federal.
Haja Luz…
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conseguiu suspender na Justiça os cortes de energia elétrica, em várias unidades da instituição de ensino pela Light, devido à falta de pagamento de dívidas atrasadas.
Na decisão, o desembargador Alcides Martins, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), determinou que a “Light se abstenha de interromper o fornecimento de energia nas instalações da UFRJ e realize a religação imediata nas instalações que sofreram corte de luz”. O magistrado levou em consideração o caráter essencial das atividades acadêmicas e de assistência oferecidas pela UFRJ.
… Mas falta água
A decisão da Justiça não atende ao corte no fornecimento de água realizado pela concessionária Águas do Rio. A interrupção no abastecimento atingiu diversos pontos do campus, entre eles, o restaurante e a residência estudantil.
Em nota, a UFRJ informou que foi surpreendida pelo corte no fornecimento de água no prédio da Reitoria, nas instalações da prefeitura universitária, no restaurante universitário e na residência estudantil. “A UFRJ, que estava em negociações com a concessionária, busca meios para restabelecer o fornecimento de água à Universidade”.
Leste Fluminense e a escala 6x1
Deputados federais do Leste Fluminense divergem sobre a PEC que visa acabar com a escala de trabalho 6×1. Dos 46 deputados do Rio de Janeiro, 23 assinaram a proposta, incluindo Talíria Petrone, Quaquá, Henrique Vieira e Dimas Gadelha, enquanto Altineu Côrtes e Carlos Jordy optaram por não apoiar a iniciativa.
A tendência local reflete o cenário nacional, com parlamentares de esquerda e centro-esquerda manifestando apoio massivo à PEC, enquanto políticos conservadores e de direita, como Côrtes e Jordy, mantêm silêncio sobre o tema. A proposta busca modificar a jornada de trabalho e conseguiu a quantidade mínima de 171 assinaturas para seguir tramitando no congresso.
Prefeitos do interior vão à Brasília
Diversos prefeitos recém eleitos do interior do Rio de Janeiro, como Natividade, São Francisco do Itabapoana, Queimados, Miracema, Paraty e Santo Antônio de Pádua, foram à Brasília para estreitar laços com representantes do Rio no congresso federal. Um dos deputados visitados foi Dimas Gadelha, que afirmou que "é preciso ouvir a todos, entender suas necessidades e buscar soluções para as cidades do nosso estado".
São Januário é patrimônio histórico
Foi aprovado o projeto de lei que transforma São Januário em patrimônio histórico, cultural e turístico do Rio de Janeiro. O projeto é de autoria do deputado estadual Professor Josemar. "É um reconhecimento justo a uma história belíssima, quase centenária e que precisa ser valorizada", disse o parlamentar.