Assinante
Nesta quinta-feira, (17), a Orquestra Forte de Copacabana apresenta na Sala Nelson Pereira dos Santos, o projeto Vibrações Metropolitanas, iniciativa que promove intercâmbios entre grupos de educação musical da Região Metropolitana do Rio.
Após passar por Duque de Caxias e Maricá, o projeto encerra suas ações de integração em Niterói, com uma apresentação especial na Sala localizada no bairro de São Domingos.
A proposta valoriza a troca de experiências e saberes musicais entre jovens talentos, fortalecendo laços culturais e incentivando o desenvolvimento artístico regional. Na época em a Orquestra foi criada, foram selecionados 50 jovens, de 10 a 21 anos, de comunidades carentes como Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Chapéu Mangueira, Babilônia e Santa Marta, que se destacaram pelo seu grau de amadurecimento musical, ao lado da frequência regular ao ensino formal. Além dos violões, a orquestra reúne outros instrumentos, como clarineta, flauta transversa, piano, fagote, violino, percussão e bateria. Hoje, a Orquestra conta com 25 jovens que possuem de 13 a 25 anos, oriundos da rede pública de ensino. Os componentes ensaiam duas vezes por semana no Forte de Copacabana.
Serviço
Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói
Entrada gratuita - Distribuição de senhas 2 horas antes do evento